O primeiro Toyota exclusivamente impulsionado com a energia armazenada num acumulador é um SUV, comercialmente designado bZ4X. Já aqui nos debruçámos sobre a explicação do nome, bem como as principais características deste modelo, com a novidade agora a residir no anúncio da autonomia e na garantia avançada pela marca nipónica para a bateria. O bZ4X deverá ser capaz de percorrer até 511 km entre recargas, autonomia homologada em WLTP para a versão de tracção dianteira, e o acumulador está ao abrigo de uma garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros.

O construtor nipónico segue assim a estratégia adoptada pela marca de luxo do grupo, pois também o Lexus UX 300e garante que, ao fim de uma década, a bateria não verá a sua capacidade degradar-se abaixo de 70% ou acusar defeitos funcionais. O que significa que, na eventualidade disso acontecer, o cliente pode reclamar e está protegido pela garantia, bastando para tal que siga o plano de manutenção recomendado pelo fabricante. Face ao que é usual no mercado, estamos como que perante uma “extensão” da garantia da bateria, pois a maioria dos construtores de automóveis oferece oito anos ou 160 mil quilómetros – a Tesla vai até aos 192 mil km no Model 3 Long Range ou 240 mil nos S e X. Significa isto que a Toyota adiciona dois anos à cobertura ou, em termos de quilometragem, quintuplica a garantia (o que deverá equivaler a cerca de 2500 ciclos de carga completa).

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O Toyota bZ4X, que vai ser apresentado e abrir reservas a 7 de Abril, recorre a uma plataforma específica para alojar baterias, a eTNGA, montando especificamente um acumulador com 71,4 kWh de capacidade, refrigerado a líquido. O sistema eléctrico lida com até 150 kW numa recarga em corrente contínua. O SUV japonês vai ser introduzido em Portugal já em Junho, numa fase inicial apenas na versão com tracção dianteira, que conta com um motor eléctrico de 204 cv, tal como o Lexus UX 300e. Neste caso, para alcançar os tais 511 km de autonomia, a marca promete um consumo médio de 14,3 kWh/100 km. Trata-se de um valor respeitável, considerando, por exemplo, que o Mercedes EQB, com praticamente o mesmo comprimento do Toyota bZ4X, anuncia um consumo médio de 16,4 kWh/100 km na versão 250, a menos potente (190 cv), pelo que o acumulador de 66,5 kWh úteis (recarregável até 100 kW em corrente contínua) só lhe permite homologar 470 km entre visitas ao posto de carga.

Lá mais para a frente, a Toyota deverá lançar igualmente uma versão do bZ4X com tracção integral, cortesia do recurso a dois motores eléctricos com 109 cv cada (um em cada eixo). Com uma potência combinada de 218 cv, esta variante AWD continua a recorrer à mesma bateria, pelo que o consumo sobe (15,8 kWh/100 km) e a autonomia desce (470 km).

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