A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood — responsável pela entrega dos Óscares — abriu um processo disciplinar contra o ator Will Smith pelas suas ações durante a 94.ª entrega dos prémios de cinema.

O Conselho de Governadores iniciou esta quarta-feira um processo disciplinar contra o sr. Smith por violar a conduta da Academia, incluindo o uso inapropriado de contacto físico, comportamento abusivo ou ameaçador, e por comprometer a integridade da Academia”, afirmou a organização, citada pela CNN.

A Academia afirma ainda que foi pedido a Will Smith para abandonar a cerimónia, mas este recusou.

As coisas desenrolaram-se de uma forma que não foi possível antecipar, mas queremos clarificar que o sr. Smith foi convidado a sair da cerimonia e recusou, também reconhecemos que podíamos ter lidado de forma diferente com a situação.”

As sanções resultantes do processo podem resultar, segundo a Associated Press, em expulsão ou suspensão da Academia, o que implicaria para o ator deixar de fazer parte de uma possível lista de nomeados para os Óscares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ator tem agora a possibilidade de se defender através de uma resposta escrita, antes de nova reunião do Conselho, que acontecerá no dia 18 de abril.

Já na segunda-feira, a Academia tinha anunciado num comunicado que iria estudar as “possíveis ações e consequências, de acordo com os regulamentos, padrões de conduta e a lei da Califórnia“.

O anúncio surgiu depois de uma publicação na rede social Twitter, onde a instituição cinematográfica responsável pelos Óscares “condenou todos os tipos de violência“.

Na cerimónia da entrega dos Óscares, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, o ator Will Smith bofeteou o humorista Chris Rock, na altura no papel de apresentador da cerimónia, por uma piada que este fez a propósito da sua mulher, Jada Pinkett Smith.

Will Smith pede desculpa publicamente a Chris Rock: “Estou envergonhado”

Na terça-feira, o vencedor do Óscar de Melhor Ator pela participação no filme “King Richard” emitiu um pedido de desculpas público, dirigido em especial ao humorista Chris Rock, pela sua atitude na cerimónia de entrega de prémios.

Gostaria de te pedir desculpa publicamente, Chris. Estava fora de controlo e estava errado”, escreveu o ator. “Estou envergonhado e as minhas ações não são reflexo do homem que quero ser. Não há lugar para violência num mundo de amor e bondade.”

No mesmo comunicado, partilhado através da rede social Instagram, Will Smith emitiu um pedido de desculpas direcionado para a Academia assim como “aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos os que assistiram em todo o mundo”.