Faltavam cinco minutos para o fim do tempo regulamentar. Em Alvalade, o Sporting ia perdendo o discernimento depois de uma segunda parte inteira à procura do empate. Do outro lado, o Benfica continuava a defender de forma exímia e a atacar com transições rápidas. Darwin recebeu na esquerda, temporizou, esperou por um colega e, quando viu que não tinha apoio, ainda conquistou o canto a Pedro Porro: e o lance, por muito simples que pareça, foi a melhor representação da exibição do avançado uruguaio.
Este domingo, o jogador do Benfica teve 90 minutos de enorme sacrifício, essencialmente na segunda parte, já que os encarnados apostaram constantemente no contra-ataque e nas transições rápidas e Darwin foi forçado a correr muitos metros e a demonstrar uma grande disponibilidade física. O avançado abriu o marcador à passagem do quarto de hora inicial e chegou ao 33.º golo da temporada, o 25.º na Primeira Liga, engrossando o registo de melhor marcador do Campeonato e chegando ao sexto jogo consecutivo a fazer golo.
Contra o Sporting, Darwin estreou-se ainda a marcar em Clássicos, contra os leões ou contra o FC Porto, e tornou-se ainda o 13.º jogador do Benfica a marcar 25 golos na Liga — e o primeiro desde Jonas. Se reduzirmos a análise ao século XXI mas alargarmos aos restantes clubes, o uruguaio é apenas o 9.º a marcar tantos golos numa única época no Campeonato, sendo que o último havia sido Bas Dost. Para além de ter marcado o primeiro golo do jogo, o avançado ainda foi responsável pela assistência para o segundo, já nos descontos e por intermédio de Gil Dias, assumindo por completo o papel de elemento decisivo do dérbi.
Na flash interview, onde recebeu o prémio de Homem do Jogo, Darwin garantiu que a distinção representa “a entrega da equipa durante os 90 minutos mais os descontos”. “Não é fácil vir jogar em casa do Sporting, é sempre difícil defrontar um grande rival de Portugal. Mas fizemos um bom trabalho e agora é desfrutar e descansar para o próximo jogo. É um sacrifício tremendo jogar na Liga dos Campeões e em poucos dias recuperar para vir jogar aqui na casa do Sporting, que sabíamos que ia ser um jogo difícil, porque eles jogam muito bem”, disse o uruguaio, deixando depois uma breve análise à partida e ao lance do primeiro golo.
Marcaram 25 + ⚽golos pelo Benfica numa época na Liga????????:
➡Julinho
➡Arsénio
➡José Águas
➡José Torres
➡Eusébio
➡Artur Jorge
➡Jordão
➡Nené
➡Magnusson
➡Rui Águas
➡Cardozo
➡Jonas
➡Darwin Nunez pic.twitter.com/v9tyOfeJwK— Playmaker (@playmaker_PT) April 17, 2022
“No primeiro tempo, custou-nos sair de trás com a bola. Mas depois o mister disse-nos o que estávamos a fazer mal e tratámos de corrigir para o segundo tempo. Treinámos todos os dias este passe, esta jogada, foi uma grande bola do Jan [Vertonghen]. Lutar contra o Coates, outro uruguaio, é muito difícil, porque é uma pessoa muito grande e forte. Tive sorte, porque a bola sobrou para mim, e fiz golo. Vamos continuar a trabalhar, sabemos que não é fácil chegar ao segundo lugar mas dependemos de nós mesmos. É trabalhar e pensar no próximo jogo”, acrescentou.
Marcaram 25 + ⚽golos na Liga ???????? (Séc. XXI):
➡Jardel
➡Liedson
➡Cardozo
➡Falcao
➡Jackson Martinez
➡Jonas
➡Slimani
➡Bas Dost
➡Darwin Nunez pic.twitter.com/XPymaUu6WK— Playmaker (@playmaker_PT) April 17, 2022