790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 54.º dia do conflito

Este artigo tem mais de 2 anos

Mariupol continua no centro das atenções da guerra na Ucrânia, com os ucranianos a recusarem o ultimato russo. Neste 54.º dia de guerra, Lviv foi alvo de um ataque aéreo com cinco mísseis.

Mariupol continua a ser alvo de ataques das tropas russas
i

Mariupol continua a ser alvo de ataques das tropas russas

Anadolu Agency via Getty Images

Mariupol continua a ser alvo de ataques das tropas russas

Anadolu Agency via Getty Images

A madrugada e início da manhã desta segunda-feira ficam marcadas por explosões ouvidas em várias cidades ucranianas e por um ataque reportado pelo autarca de Lviv, que fala numa ofensiva russa com cinco mísseis. Por outro lado, a situação em Mariupol continua a gerar muita preocupação na Ucrânia, mas as tropas de Volodymyr Zelensky recusam acatar o ultimato russo e prometem lutar até ao fim.

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

O que aconteceu na noite do 54.º dia de guerra?

  • A noite ficou marcada pelo discurso de Volodymyr Zelensky, que indicou que a Rússia vai ficar conhecida na história como uma ameaça.
  • Sergiy Volyn, comandante da 36.º Regimento, uma das forças de resistência ucraniana em Mariupol, disse que a cidade ainda é “ucraniana, diga o que disser propaganda russa”. “Mariupol pode ser salva. Estamos prontos para lutar até à última gota de sangue.”
  • Os Estados Unidos da América também acreditam que a cidade portuária de Mariupol ainda não estará sob controlo russo.
  • Josep Borrell, o alto represente diplomático da Comissão Europeia, condenou o “contínuo bombardeamento indiscriminado e ilegal” que as forças armadas russas estão a levar cabo na Ucrânia, que está a atingir “civis e infraestruturas”.
  • A Rússia alegou que atingiu um grande depósito de armas perto de Lviv, no oeste da Ucrânia.
    Um bombardeamento na região de Donetsk provocou quatro mortos, disse o governador regional, Pavlo Kirilenko, na rede social Telegram.
  • Na cidade de Irpin, 269 pessoas foram mortas por militares russos, avançou o chefe do departamento de investigação da Polícia Nacional.
  • O ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksander Kubrakov, divulgou que a invasão russa já danificou 30% do total das infraestruturas ucranianas, num custo avaliado nos 100 mil milhões de dólares (cerca de 93 mil milhões de euros).
  • A Casa Branca garante que Joe Biden, Presidente norte-americano, mantém a decisão de não visitar a Ucrânia.
  • O Pentágono confirmou que a Rússia está a enviar mais soldados para a região do Donbass, no leste da Ucrânia. Além disso, Moscovo também está a enviar mais armas e material bélico para o mesmo território.
  • Os Estados Unidos estão a considerar todas as opções possíveis para responsabilizar a Rússia pelas suas ações na Ucrânia e ponderam agora incluir o país como um estado patrocinador de terrorismo.
  • Emmanuel Macron disse que o seu diálogo com o homólogo russo foi interrompido após ter descoberto os massacres que têm sido atribuídos aos russos na Ucrânia: “Desde os massacres que têm sido descobertos em Bucha e em outras cidades, a guerra tomou um rumo diferente, por isso não falei com ele diretamente de novo desde essa altura”.
  • A governadora do Banco Central da Rússia admitiu que, desde que as nações do Ocidente impuseram sanções económicas ao país, Moscovo está a lutar para encontrar alternativas para as reservas monetárias em moeda estrangeira que foram congeladas.
  • O Presidente da Sérvia acusa a Ucrânia e outro país da UE de promover falsas ameaças de bombas durante voos da AirSerbia que ligam Moscovo a Belgrado. Kiev nega: “Não tem fundamento”.

O que aconteceu na manhã e no início da tarde do 54.º dia de guerra?

  • O final de manhã e o início da tarde ficaram marcados pela ofensiva de larga escala que a Rússia está a preparar no leste do país. Cerca de 300 alvos foram destruídos durante a última madrugada.
  • Vladimir Putin condecorou pela sua “coragem, resistência, resiliência” e pelo seu “heroísmo” a brigada acusada de cometer massacres em Bucha.
  • Dez dias depois do ataque à estação de comboios que provocou pelo menos 52 vítimas mortais, o exército russo lançou novo ataque com mísseis esta segunda-feira contra a cidade de Kramatorsk, no oblast de Donetsk.
  • As forças russas tomaram Kreminna, cidade onde entraram esta manhã: “Neste momento, o controlo sobre a cidade de Kreminna está perdido”.
  • Subiu para sete o número de vítimas mortais do ataque com mísseis desta manhã a Lviv, está a avançar o governador Maksym Kozytskyy, acrescentando que são agora onze os feridos contabilizados até ao momento.
  • Sergei Markov, antigo assessor de Vladimir Putin, confirmou que o navio russo de guerra Moskva se afundou depois de ter sido atingido por um míssil da NATO que foi transferido para a Ucrânia em janeiro.
  • Putin reconheceu que as sanções impostas à Rússia por “países hostis” tiveram “impacto sobre as empresas”, “complicaram a logística dos fornecimentos nacionais e estrangeiros” e “criaram barreiras aos pagamentos”: “Foram um autogolo”.
  • A polícia de fronteira da Ucrânia reportou o regresso de mais de um milhão de pessoas à Ucrânia desde 24 de fevereiro, o dia da invasão russa ao país.
  • A Ucrânia e a Rússia não chegaram a acordo para a abertura de corredores humanitários para esta segunda-feira. É o segundo dia consecutivo em que os dois países não acertam uma forma de retirar civis de áreas em conflito.
  • A sessão solene de boas vindas ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que falará no parlamento português por videoconferência, vai passar das 15h00 para as 17h00 de quinta-feira, após pedido da Embaixada da Ucrânia.

O que aconteceu na madrugada do 54.º dia de guerra?

  • A Ucrânia já preencheu o questionário que oficializa o pedido de adesão à União Europeia. O vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, Ihor Zhovkva, revelou que o formulário está “concluído” e disse que “a bola está do lado dos Estados-membros da UE”. Há dez dias, quando Ursula von der Leyen esteve em Kiev, entregou o documento a Volodymyr Zelensky e garantiu que o processo avançará muito mais rápido do que o habitual.
  • Um ataque com cinco mísseis terá sido levado a cabo em Lviv. O presidente da câmara da região, Andriy Sadovy, revelou que as tropas russas dispararam cinco mísseis esta manhã e há relatos de várias explosões ouvidas nas últimas horas.
  • O último balanço revela que, nos últimos quatro dias, morreram 18 pessoas e 106 ficaram feridas na sequência dos bombardeamentos russos em Kharkiv. O presidente ucraniano falou sobre a situação e chamou-lhe “terror deliberado”. Zelensky disse que nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia estão a ser construídas câmaras de tortura e que as tropas russas estão a sequestrar representantes de autoridades locais (ou pessoas com visibilidade local) e a chantagear professores.
  • A situação em Mariupol continua a gerar muita preocupação à Ucrânia. Na noite de domingo, assessor do autarca de Mariupol referiu que as forças russas anunciaram que as entradas e as saídas da cidade serão proibidas já esta segunda-feira. Petro Andriushchenko escreveu no Telegram que as tropas russas começaram a emitir passes para a circulação em Mariupol e terão até publicado uma fotografia que mostra “centenas” de moradores a fazer fila para os passes.
  • Nesta altura, as forças ucranianas continuam a resistir na cidade de Mariupol e recusam render-se perante o ultimato da Rússia, garantiu o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, à ABC.
    O líder militar da região de Lugansk pediu aos habitantes que deixem imediatamente o local, dizendo que a próxima semana “pode ser difícil” e que “esta pode ser a última oportunidade que temos para vos dizer que se salvem”.
  • A agência de refugiados das Nações Unidas disse que 4.869.019 ucranianos deixaram o país desde a invasão russa em fevereiro – um aumento de 32.574 em relação ao total de sábado , disse o chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.
  • Ainda deste domingo, fica o desafio de Volodymyr Zelensky a Joe Biden. O Presidente da Ucrânia incitou o homólogo dos Estados Unidos da América a visitar o país, já depois de o primeiro-ministro britânico ter feito uma visita surpresa a Kiev na semana passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora