Os sistemas informáticos do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, estiveram esta terça-feira em baixo depois de o hospital ter sofrido um ataque informático. De acordo com a CNN, os hackers exigiram o pagamento de um resgate financeiro em bitcoins para devolverem o acesso aos dados da unidade hospitalar.

Em comunicado enviado às redações, o Hospital Garcia de Orta assegurou esta terça-feira feira à noite que foi mantida “praticamente toda a atividade clínica”, com exceção das consultas externas.

No entanto, face às dificuldades impostas pelo ataque informático, o HGO apela aos utentes para que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência.

Localizado no distrito de Setúbal, o HGO adianta ainda que, até à normalidade ser restabelecida, vão manter-se as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas “tão brevemente quanto possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A unidade hospitalar refere também que todos os serviços ativaram os seus planos de contingência, estando assegurados os registos clínicos em suporte de papel.

Quanto aos doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar, o HGO refere que deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, fazendo-se acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos.

O Hospital Garcia de Orta refere igualmente que está em contacto permanente com o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS) e com a Polícia Judiciária, estando a ser realizados todos os esforços no sentido de repor os servidores afetados com a maior brevidade possível.

“Lamentamos o transtorno causado a todos os nossos utentes e apelamos à compreensão para a situação vivida”, adianta a unidade hospitalar.

“O Hospital Garcia de Orta confirma que foi alvo de um ataque informático esta noite e que ativou de imediato o protocolo de segurança, entrando em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que já está a acompanhar a situação”, leu-se num primeiro comunicado enviado aos meios de comunicação social.

“O HGO está a desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto deste ataque e resolver a situação com a maior brevidade possível”, acrescenta a nota.

A notícia tinha sido inicialmente avançada pela RTP e a CNN Portugal.

De acordo com a RTP, o ataque informático foi lançado durante a madrugada contra a totalidade dos sistemas digitais do hospital.

O ataque deixou todos os sistemas em baixo, o que está a obrigar ao adiamento de consultas, exames e cirurgias — e as admissões urgentes estão a ser todas processadas manualmente, em papel.

A RTP adianta ainda que estão no edifício do hospital um conjunto de técnicos dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a avaliar a extensão do ataque e que a Polícia Judiciária está a liderar a investigação.

Notícia atualizada às 20h45