No recente anúncio de resultados do 1º trimestre de 2022, a Tesla divulgou igualmente o número de Superchargers a nível mundial, o que permitiu constatar que, entre Janeiro e Março deste ano, foram inaugurados mais 2159 pontos de carga rápida, a 250 kW, distribuídos por 248 estações de Superchargers.

O número de postos de carregamento estreados nos primeiros três meses de 2022 pela marca norte-americana ultrapassaram largamente os construídos pela Ionity em mais de quatro anos, apesar desta rede recorrer a capitais dos grupos BMW, Mercedes, VW, Hyundai/Kia e Ford, a que se juntou recentemente a BlackRock como investidora, como forma de acelerar o processo.

De mal a pior. Patrão da Volkswagen arrasa Ionity

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde que foi inaugurada em 2017 e segundo o site do consórcio, a Ionity conta com 1683 pontos de carga a 350 kW, distribuídos por 413 estações, o que dá uma média de 4,1 pontos de carga por estação. Este é um valor muito inferior ao da Tesla, que só neste último trimestre inaugurou 2159 postos em 248 estações, o que perfaz uma média de 8,7 pontos por estação. No total, a Tesla possui hoje mais de 33.657 pontos de carga em DC globalmente, distribuídos por 3724 estações, o que aponta para uma média de nove Superchargers por estação.

Ionity precisa de mais investidores. VW está furiosa

Face ao mesmo trimestre de 2021, a rede de postos de carregamento da Tesla cresceu 74%, enquanto as estações de Superchargers aumentaram 84%. Isto vai ao encontro da promessa da marca em acelerar o incremento da rede, não só para servir os seus clientes, mas também para abrir a utilização dos seus postos a clientes de outras marcas.