O governo e empresas de gás da Polónia tentaram hoje restaurar o fluxo de gás para alguns municípios, depois de uma sociedade russa ter suspendido o fornecimento, uma retaliação pelas sanções impostas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O corte no fornecimento por parte da Novatek foi um desenvolvimento da decisão da Rússia, no início desta semana, de parar as entregas de gás à Polónia.

O porta-voz do governo, Piotr Mueller, disse que a Polónia esperava que a empresa, a Novatek Green Energy, cumprisse imediatamente a exigência de disponibilizar os seus oleodutos às empresas polacas que procuram transportar o seu gás para as 10 áreas afetadas, incluindo a popular estância balnear do Mar Báltico, em Leba.

Mueller avisou que a Novatek poderia enfrentar uma ação judicial ao abrigo das leis de gestão de crises do país, se não cumprir imediatamente.

“Tudo depende se esta empresa, ligada à Rússia, cooperará da forma correta […]. se os funcionários, agindo com algumas instruções, não vão tentar bloquear este processo de alguma forma”, disse Mueller.

Uma subsidiária de um grupo controlado pela OAO Novatek, a segunda maior produtora russa de gás natural Novatek, foi colocada no início desta semana na lista de sanções da Polónia contra 50 empresas russas e bielorrussas.

As empresas polacas de gás PGNiG, PSG e Gaz-System dizem estar preparadas para transportar gás para as áreas afetadas, mas precisam da infraestrutura da Novatek para o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR