683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paz

O Domínio da Guerra

Musk? "Não foi eleito mas pode decidir paz/guerra"

Musk acusado de impedir ação militar ucraniana: resultado da "demissão dos Estados" em setores estratégicos fortalecendo privados. Rússia ajudará a Coreia do Norte na missão espacial? "Haverá negócio"
Indonésia

PR indonésio apela à responsabilidade pela paz

O Presidente indonésio deixou o apelo aos líderes mundiais reunidos na Cimeira do Leste Asiático para que se procurasse o espaço para diálogo e se assumisse a responsabilidade de apelar à paz.
Direto ao Assunto

"Não há hipótese nenhuma de PR ser um mediador"

"Não tem peso suficiente". Victor Ângelo, antigo secretário-geral adjunto da ONU analisa a "excelente iniciativa" do PR durante a visita a Kiev, onde Marcelo "deixou recados em várias direções".
China

China acusa EUA e NATO de serem ameaça à paz 

O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Tan Kefei, afirmou que a organização transatlântica é conhecida por ter o maior arsenal nuclear do mundo e por seguir a doutrina "uso primeiro".
Guerra na Ucrânia

Rússia e Vaticano não alcançaram acordos concretos

A Rússia disse que a visita de Matteo Zuppi não trouxe a bom porto uma possível paz com a Ucrânia. O cardeal do Vaticano vai encontrar-se com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa esta quinta-feira.
País

Portugal é o 7.º mais pacífico mas piora há 3 anos

Numa escala de 1 (muito pacífico) a 5 (muito pouco pacífico), Portugal passa de 1.301 para 1.333 pontos num ano, caindo de sexto para sétimo lugar num índice liderado pela Islândia desde 2008.
Moçambique

Nações Unidas disponíveis para prestar apoio

O processo que culminou com o encerramento da última base da Resistência Nacional Moçambicana foi conduzido com "muito engajamento político e visão estratégica" sendo necessário reforço da paz.
Moçambique

Moçambique. "Pacificação não fica por aqui"

Doadores que têm financiado o processo pacífico em Moçambique pedem "maior atenção aos fatores de uma paz sustentável", incluindo a "reconciliação e a descentralização".
Moçambique

Renamo denuncia irregularidades no recenseamento

Ossufo Momade defendeu que o recenseamento terminado a 3 de junho "foi caraterizado por várias irregularidades", admitindo que não haverá paz enquanto o ódio for raiz da discórdia em Moçambique.
Conflitos

Nyusi saúda consolidação de paz em Moçambique

Filipe Nyusi pretende que a paz em Moçambique seja duradoura, após o encerramento da base do braço-armado da Renamo. O líder moçambicano elogia o "empenho" do partido político.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia convida Brasil para cimeira de paz

A Ucrânia quer envolver o maior número possível de nações numa cimeira de paz em julho, sendo o Brasil um dos países que mais interesse suscita ao país invadido pela Rússia.
Gabinete de Guerra

Adesão à NATO "pode ser entrave" à Paz

Major-general Vieira Borges diz que adesão de Kiev à NATO é uma questão "muito sensível e complexa". Cimeira de líderes servirá para pensar no futuro: "Rússia precisa da UE e UE precisa da Rússia".
Guerra na Ucrânia

Paz. Rússia aponta "sérios obstáculos" no processo

De acordo com o comunicado da diplomacia russa, Lavrov expressou a sua "gratidão à China pelo pela sua posição equilibrada sobre a crise ucraniana", durante uma reunião com enviado chinês, Li Hui.
Conselho de Segurança

ONU. Chefe das operações de paz lamenta divisões

Secretário-geral adjunto das Nações Unidas afirmou que cisões prejudicam o trabalho das forças de paz, nomeadamente por causa dos impasses verificados com frequência no Conselho de Segurança.
África

São Tomé apela à paz e união de países africanos

"Precisamos muito de união, talvez seja um dos grandes problemas que temos entre os países africanos", declarou o presidente são-tomense por ocasião do Dia de África.
Noticiário

12h. Guterres recebe prémio e pede paz na Europa

O secretário-geral da ONU reconhece que nunca os valores das Nações Unidas foram tão ameaçados mas que "é preciso voltar a lutar pela paz". Ainda, os enfermeiros em greve na próxima sexta-feira.
Noticiário

10h. Santos Silva lembra: Europa é projeto de paz

Numa mensagem publicada esta manhã, o Presidente da AR recorda a guerra que se vive no leste da Europa e recorda que a UE é sobretudo um projeto de "interesses comuns".
Gabinete de Guerra

Que impacto terá telefonema entre Zelensky e Xi?

Proença Garcia, militar, professor e investigador, considera que chamada mostra que "há espaço para evoluir" mas garante: "Sem com conquista militar, Ucrânia dificilmente recuperará terreno".
Etiópia

Etiópia anuncia negociações com rebeldes de Oromia

Consideradas "desesperadamente" necessárias, as negociações de paz entre o governo da Etiópia e os rebeldes do Exército de Libertação Oromo tiveram início da passada terça-feira.
Noticiário

17h. PS: Lula procura fomentar "a busca pela paz"

O PS reage às criticas, considera que Lula da Silva procura fomentar a "busca pela paz" e diz que o PSD nunca pediu uma demarcação de Macron. Ainda as criticas à arbitragem por parte do Benfica.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e Moedas enaltecem comunidade islâmica

Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Moedas quebraram o jejum do Ramadão, aproveitando para salientar o "orgulho" islâmico e o "exemplo de paz e fraternidade" desta comunidade.
Gabinete de Guerra

"É inteligente posicionar a China como mediador"

As visitas de Sanchez e Macron à China "valem a pena para explorar margens de manobra que afastem a china da Rússia". E também é "muito hábil da parte de Zelensky tentar essa aproximação diplomática".
O Domínio da Guerra

Bakhmut . Antevisão do resultado final da guerra?

Bakhmut pode vir a ser uma "espécie de antevisão" daquilo que pode ser o "resultado final das operações militares". Na visita de Xi, não ficou clara a posição da China quanto ao fornecimento de armas.
Papa Francisco

Francisco lamenta ser Papa "da III Guerra Mundial"

Sumo Pontífice pediu paz como presente do seu 10.º aniversário à frente da Igreja Católica. O Papa Francisco destacou ainda ter vivido "em tensão" esta última década.
Nações Unidas

ONU. "Mulheres são as primeiras vítimas da guerra"

"Nos primeiros 20 anos testemunhámos o início histórico da igualdade entre os sexos, mas não se alterou significativamente a composição das mesas de negociação de paz", afirma Sima Bahous.
Gabinete de Guerra

Bakhmut. "É parte da narrativa heróica ucraniana"

Historiador Bruno Cardoso Reis analisa a importância de Bakhmut para ambos os lados. Diz que é preciso que a Rússia perceba que os Ocidentais "não vão forçar a Ucrânia para uma paz a qualquer preço".
Paz

Em defesa da Liberdade e da Democracia

Se um país democrático renuncia à sua liberdade para alcançar a paz, pode resolver temporariamente o problema imediato, mas pode também levar à perda dos direitos e liberdades individuais.
Gabinete de Guerra

"China é mais pró-russa do que pró-ocidental"

"O Plano para a paz Chinês clarifica ou explica as ambiguidades e equilíbrios da posição chinesa em relação à guerra". A análise do historiador Bruno Cardoso Reis aos avanços da guerra na Ucrânia.
5 Continentes

5 cenários: da diplomacia ao descontrolo militar

Não sabemos até onde a Rússia pode ir caso haja colapso militar mas há a certeza: Putin está disposto a usar todos os meios mas o que ganha em alargar a guerra? Muitos apelos e poucas propostas de paz
Noticiário

8h. AR faz minuto de silêncio pelo ano da guerra

A data também vai ser assinalada com um debate temático com intervenções de Santos Silva, Gomes Cravinho e dos partidos. Ainda neste jornal, Ucrânia diz que é bom sinal a China pedir o fim da guerra.
Noticiário

00h. Ucrânia. Guterres pede "paz duradoura"

Num discurso a assinalar um ano desde o início da guerra na Ucrânia, o secretário-geral das Nações Unidas avisa que quanto mais tempo o conflito durar, mais difícil vai ser regressar à paz.
JMJ 2023

Jorge Pina de bicicleta até ao Vaticano pela JMJ

Trajeto de Jorge Pina inclui paragens em igrejas e mesquitas, numa mensagem de paz no âmbito da JMJ. Viagem terá 2700 quilómetros, percorridos numa bicicleta tandem, equipamento com dois lugares.
Noticiário

16h. "Não há geringonça de direita com Chega"

Na Convenção Nacional, André Ventura afirma que "ou não há Governo, ou há Governo com o Chega". Ainda, União Europeia condena recentes ataques violentos em Jerusalém e apela a negociações de paz.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo faz rasgado elogio a Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso de elogio e agradecimento a António Guterres, afirmando que o secretário-geral das Nações Unidas luta com paixão pelo multilateralismo e nunca desiste da paz.
Bielorrússia

Bielorrússia começa a julgar ativista Nobel da Paz

Bialiatski, de 60 anos, e os seus companheiros foram presos após os protestos em massa contra o regime em 2020, contestando a autoproclamada vitória presidencial de Alexander Lukashenko.
Gabinete de Guerra

Arnaut Moreira. "A paz enche discursos, mas..."

"O problema é o território", e é importante lembrar que "não estamos a entregar territórios, estamos a entregar pessoas". A análise do Major-General Arnaut Moreira aos avanços da Guerra na Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Cimeira da Paz. "Será sem participação russa"

Major-general Vieira Borges considera uma Cimeira da Paz possível, mas refere que "não é credível" que haja presença russa. No pós-guerra, China irá ser a "grande vencedora". De resto, "todos perdem".
Gabinete de Guerra

Putin está mesmo disposto a negociar a paz?

Putin "pronto a negociar", mas o major-general Morais Pereira diz que é preciso "sinal de boa vontade". Comenta o reforço de laços comerciais com a Rússia: "China não cresceu tanto com a pandemia".
Comentário

"Costa mostrou o retrato de um país cor-de-rosa"

Para o editor de política do Observador, este discurso de Natal foi mais confiante. Rui Pedro Antunes destaca o número de vezes que Costa usou a palavra "confiança" nesta mensagem.
Relações Internacionais

Lições de uma década de diálogo

A literacia religiosa é um pilar importante na construção da paz. A capacidade de diálogo será sempre reforçada com a capacidade de aprender sobre a diversidade da sua própria tradição religiosa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.