Paz
Paris

Paris. Fórum da Paz arranca esta terça-feira

Iniciativa recebe chefes de Estado de todo o Mundo e organizações internacionais que trabalham no terreno para executar soluções inovadoras para a paz. Paz e ambiente são dois dos temas a debater.
Moçambique

Moçambique. Portugal encoraja todos à paz

O Governo Português encorajou "todos os atores políticos a contribuir para um clima de paz e estabilidade". A nota foi divulgada esta sexta-feira de manhã pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
União Africana

União Africana pede "intervenção mais solidária"

O presidente da Comissão da União Africana apelou, em Luanda, a uma intervenção mais solidária da comunidade internacional para os problemas de paz em África, citando "parâmetros patentes".
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Paz

Talibãs ameaçam EUA caso deixem negociações de paz

Os talibãs pediram "explicação oficial" sobre a suspensão das negociações de paz e esperam uma resposta de Washington, dizendo que "podem vir a arrepender-se" caso desistam da retirada de tropas.
Colômbia

Colômbia. Portugal apoia o processo de paz

O Ministério do Negócios Estrangeiros "exorta a população colombiana a manter-se unida no caminho para a prosperidade e a reconciliação nacional".
Moçambique

Moçambique. Parlamento pede manutenção da paz

Verónica Macamo destaca a importância da Lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional e diz que manter a paz é um dever de todos, "para que o país continue no rumo do desenvolvimento".
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Hong Kong

Como se fez a escalada de 68 andares pela paz

O "homem-aranha" francês quis apelar à paz e ao diálogo entre Hong Kong e a China. Escalou o Cheung Kong Center e afixou uma faixa com um aperto de mão desenhado nas cores das duas bandeiras.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas vão respeitar acordo

Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke apoiou acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo, principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
União Europeia

União Europeia acompanha paz em Moçambique

A alta representante da União Europeia para a Política Externa disse que a UE tem interesse em destacar uma equipa de observadores para acompanhar as eleições gerais de 15 de outubro.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Moçambique

Moçambique. PR e Renamo juntos contra ameaça à paz

Governo moçambicano e o líder da Renamo, Ossufo Momade, vão juntar-se para "ir buscar aqueles que dispararem ou continuarem com armas" a tentarem prejudicar o acordo de paz recentemente assinado.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Diplomacia

Coreia do Sul quer paz e unificação das Coreias

O Presidente sul-coreano quer trabalhar com o povo da Coreia do Norte para criar uma nova ordem de paz.
Moçambique

Negociações de paz devem garantir eleições livres 

A investigadora Egna Sidumo defende que deve haver uma responsabilização dos atores nos episódios de conflito entre o governo e a oposição e lamenta a falta de um processo de reconciliação nacional.
Médio Oriente

EUA querem confrontar Irão sobre Médio Oriente

O secretário de Estado norte-americano defende que é fundamental pressionar o Irão para para lidar com todos os outros problemas da região. O Irão considerou o encontro um "circo" norte-americano.
República Centro Africana

RCA. Portugal saúda acordo de paz e reafirma apoio

O Ministério dos Negócios Estrangeiros garantiu que vai manter os militares no território depois das tréguas assinadas na RCA. Este é atualmente o maior contingente de tropas portuguesas em África.
República Centro Africana

RCA. Acordo de paz com grupos armados

O Presidente centro-africano vai realizar viagens pelo país para "levar a mensagem de paz aos [seus] compatriotas" e a Comissão Verdade e Justiça vai estar "operacional" no final do ano.
Turquia

Turquia e Grécia desejam manter diálogo

O chefe de Estado turco disse que "os problemas com a Grécia podem ser resolvidos pacificamente". Em reposta, o primeiro-ministro grego saudou a comunicação aberta entre os países.
República Centro Africana

RC Africana assina acordo de paz com RD Congo

O acordo pretende pôr fim à violência que provocou a morte de milhares de pessoas e levou a que mais de um milhão abandonasse as suas casas. O trato foi apoiado pela União Africana e Nações Unidas.
Ministério Da Justiça

Jamaica. Ministra da Justiça pede "equilíbrio"

No final da reunião do Conselho de Ministros a ministra respondeu sobre as medidas que o Governo irá tomar na sequência dos episódios de vandalismo registados nos últimos dias.
Paz

Guineenses pedem preservação da paz aos militares

Os guineenses iniciaram a revolta armada contra a presença colonial portuguesa na Guiné-Bissau há 56 anos, tendo o país proclamado a sua independência a 24 de setembro de 1973.
Tratados Internacionais

Putin e Abe discutem tratado suspenso desde 1945

Putin referiu que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, enquanto Shinzo Abe admitiu que não é fácil resolver problemas que permanecem há mais de 70 anos, mas que devem fazê-lo.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Moçambique

Presidente moçambicano vai manter aposta na paz

O chefe de Estado moçambicano também dedicou um espaço no seu discurso à cooperação internacional, assinalando que será uma aposta do executivo.
Nações Unidas

ONU renova missão na Republica Centro-Africana

O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou a missão de paz na República Centro-Africana e poderá vir a ter no ativo 11.650 militares e 2.080 polícias.
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
União Europeia

UE pede acordo de paz em Moçambique.

Moçambique assistiu, entre 2015 e 2016, a um agravamento nos conflitos militares entre as forças governamentais e o braço armado da Renamo, acusando a Frelimo de fraude no escrutínio.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz em risco

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) ameaçou abandonar as negociações de paz devido a alegada manipulação de resultados nas eleições autárquicas.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Diplomacia

Desnuclearização. EUA e Pyongyang em desacordo

Pyongyang advertiu, esta terça-feira, Washington para que fim da Guerra da Coreia não vai motivar a desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.
Renamo

Moçambique: especialista coordena grupo para a paz

A coordenação do grupo de contacto para a paz em Moçambique vai ser entregue a um especialista argentino, anunciou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Nações Unidas

Ministro da Defesa sugere diálogo entre NATO e ONU

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sustentou hoje que a NATO deve "falar" com as Nações Unidas e repensar o seu papel nas ações de manutenção de paz, sustentando que a Aliança Atlântica "não pode encarar-se como autossuficiente".
Relações Internacionais

Urge cultivar a Paz em nós e no Mundo

331
Portugal, conhecido pela época dos Descobrimentos e pela primeira globalização, tornou-se com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável centro da nova navegação que pretende unir o mundo
Moçambique

EUA. Acordo em Moçambique é "decisivo para paz"

Os Estados Unidos consideram que o acordo celebrado entre o Presidente de Moçambique e a Renamo "é um passo decisivo em direção a uma paz duradoura para um futuro mais seguro e próspero".
Guiné-Bissau

Portugal e Guiné-Bissau analisam cooperação

Representantes dos governos de Portugal e da Guiné-Bissau analisam em Bissau o Programa Estratégico de Cooperação 2015-2020, visando, entre outros, desenvolver projetos em prol da paz.
Paz

África. Abraço histórico de líderes define paz 

Depois de 20 anos de conflitos e de famílias separadas, os líderes da Eritreia e Etiópia partilham um abraço que define a paz nos dois territórios da região do Corno de África.
Paz

Portugal é o 4.º país mais pacífico do mundo

1217
Portugal foi considerado o 4.º país mais pacífico do mundo pelo relatório do Índice Global da Paz. Apesar de perder do 3.º lugar conquistado no ano anterior, Portugal manteve bons indicadores.
Colômbia

Colômbia. Correções no acordo de paz com FARC

O novo presidente, eleito no domingo com 53,97%, anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz feito com as FARC "para garantir a verdade, justiça e reparação".
Equipamento Militar

Google não quer inteligência artificial em armas

A empresa divulgou os seus princípios no desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial. Colaboração com projetos de defesa militar vai continuar, mas de armas que façam mal a humanos não.
Diplomacia

Seul e Pyongyang retomam encontros

As duas Coreias reiniciaram reuniões para começar a aplicar a declaração conjunta assinada em abril, na qual concordaram em aumentar a cooperação e trabalhar para a paz e a "desnuclearização total".
Moçambique

Moçambique.Parlamento apela a compromisso pela paz

A líder da bancada da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) assinalou a importância do desarmamento do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo prioriza diálogo pela paz

A Resistência Nacional Moçambicana está a atender questões urgentes no diálogo pela paz em Moçambique e a seu tempo tratará de eleger um novo líder, anunciou a comissão política nacional.
Património

Cabo Verde quer Tarrafal como um "campo pela paz"

O ministro da Cultura de Cabo Verde quer "criar um campo em que se possam promover diálogos pela paz". Abraão Vicente pede colaboração para a candidatura a património da humanidade.
Relações Internacionais

O reencontro das Coreias /premium

Podemos estar a assistir a um momento histórico: as duas Coreias divididas pelo Paralelo 38, herdado da guerra de 1950-1953 podem estar prestes a seguir rumo a uma paz que vem com 65 anos de atraso.
Presidente Trump

Paz. Trump diz que Coreias têm "a sua bênção"

Armistício nunca foi substituído por um tratado definitivo. Donald Trump afirmou esta terça-feira que a duas Coreias têm a sua bênção" para alcançar a paz.
Mali

Mali. Dois capacetes azuis mortos e dez feridos

Dois "capacetes azuis" morreram e dez ficaram feridos, alguns dos quais em estado grave, no nordeste do Mali. O ataque aconteceu ao final da tarde de quinta-feira.
Diplomacia

Hanói e Pequim vão manter paz

O mar do sul da China é um local estratégico tanto para o Vietname como para a China e tem sido motivo de tensões entre os dois países, que se comprometeram agora a manter a paz.
Moçambique

Paz. Presidente pede à Renamo que evite exigências

"A expetativa de todos os moçambicanos é a de que a Renamo não atrase o processo" de descentralização com "novas exigências", disse o presidente, Filie Nyusi.
Canadá

Canadá participa em missão de paz no Mali

O Canadá vai enviar forças de apoio para o Mali, durante um ano, com helicópteros e Capacetes Azuis. A data do destacamento será definida após consultas com a ONU.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Coreia do Norte

Guterres quer solução pacífica para Coreia

O secretário-geral da ONU pediu aos líderes políticos que encontrem uma solução pacífica para a Coreia do Norte. A Conferência de Segurança de Munique começou esta sexta-feira.
Angola

Angola no Conselho de Paz da União Africana  

Trata-se da terceira vez que Angola integra o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, depois da eleição em 2007 e 2010. Este ano a candidatura foi apresentada pela região da África Austral.
Moçambique

Consenso sobre negociações de paz no Parlamento

O presidente moçambicano anunciou que o documento de consenso com a Renamo vai ser submetido ao Parlamento brevemente. A descentralização administrativa do país é um dos pontos das negociações.
António Guterres

Guterres: Guerra com Coreia do Norte é "evitável"

O secretário-geral da ONU disse que a possibilidade de uma guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte é "evitável". Contudo, António Guterres ainda não tem a certeza "de que a paz é garantida".
Guiné-Bissau

Relatório para Conferência para a Paz finalizado

Uma delegação da comissão organizadora da Conferência Nacional para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau está em Leiria para finalizar o relatório que será submetido em maio.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Presidente Trump

Trump avista "um longo período de paz"

Trump afirmou que existem "problemas com a Coreia do Norte", mas mostrou-se otimista nas conversações entre as Coreias, acrescentando que acha que "teremos paz através da força".
Moçambique

Moçambique. Presidente e líder da Renamo reunidos

Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, Presidente da República de Moçambique e líder da Renamo, encontraram-se para falar sobre as negociações de paz no país. A reunião decorreu na serra da Gorongosa.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Nações Unidas

Guterres visita República Centro-Africana

António Guterres começa esta terça-feira a sua primeira visita a uma missão de manutenção da paz da ONU, na República Centro-Africana. Portugal está presente naquele país com 160 militares.
Moçambique

Parlamento moçambicano retomou plenárias

A Assembleia da República de Moçambique retomou segunda-feira as sessões plenárias, com as três bancadas parlamentares a vincarem o compromisso com a promoção de uma paz duradoura no país.
Nações Unidas

ONU garante financiamento total das missões de paz

As Nações Unidas garantiram que todas as missões de manutenção de paz da ONU serão inteiramente financiadas, apesar do importante corte orçamental conhecido há já vários meses.
Colômbia

Antigas FARC inscrevem-se como partido

Depois do acordo de paz assinado em 2016 e a consequente desmilitarização, as FARC apresentam-se agora como partido político. A Força Alternativa Revolucionária Comum vai às eleições de 2018.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Moçambique

Presidente diz estar perto de uma paz definitiva

O Presidente moçambicano disse que a comissão que congrega o Governo e a Renamo está a definir o roteiro para trazer ao público, considerando que há passos significativos para uma paz definitiva.
Cartoon

Tiras inesquecíveis de 53 anos de "Mafaldinha"

7240
A Mafalda, a contestatária, obra do cartoonista argentino Quino, faz hoje 53 anos que foi lançada. Veja algumas das melhores tiras que retratam o quão a "Mafaldinha" marcou desde miúdos a graúdos
Moçambique

Presidente moçambicano focado na paz duradoura

O presidente Filipe Nyusi destacou as conversações com a Renamo como essenciais para a estabilidade do país. Moçambique tem sofrido surtos de violência devido a alegadas fraudes nas eleições.
Coreia do Norte

"Ameaça de guerra de Trump é erro de cálculo"

232
O parlamento coreano enviou uma carta aberta a vários deputados internacionais, em que apela à vigilância a Washington. Pyongyang considera que Trump tem feito várias ameaças à paz mundial.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Haiti

Tropas brasileiras da ONU deixam o Haiti

13 anos depois, as tropas brasileiras da ONU deixam a missão de paz no Haiti. Nas ruas, um misto de incerteza, mas com a esperança de que o país melhorou: "Se tivermos de voltar, foi porque falhamos".
Moçambique

Presidente moçambicano reafirma compromisso de paz

Filipe Nyusi voltou a reafirmar o compromisso de levar a paz a Moçambique. O presidente moçambicano reforçou a tranquilidade e reconciliação nacional são vontades do povo.
Moçambique

Moçambique está a dar "passos" para "paz efetiva"

O antigo Presidente moçambicano considera que o encontro entre chefe de Estado e o líder da Renamo é um sinal de que estão a ser dados "passos em direção a uma paz efetiva" no país.
Ativismo

Liu Xiaobo em falência respiratória

O ativista chinês Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, sofre de falência respiratória e os médicos pediram para entubá-lo, mas a família rejeitou.
Colômbia

Colômbia concede amnistia a 7.696 ex-guerrilheiros

O Governo colombiano concedeu amnistias ou indultos a 7.696 ex-guerrilheiros. O decreto de amnistia ficou estabelecido no acordo de paz assinado entre o Governo e as FARC.
Paz

EUA pedem 'liberdade de movimentos' a Nobel da Paz

Os Estados Unidos pediram à China que conceda "liberdade de movimentos" ao Nobel da Paz chinês. Liu Xiao tinha sido condenado por subversão e está hospitalizado devido a um cancro em fase terminal.
FARC

FARC da Colômbia terminam entrega de armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país. O Governo colombiano e as FARC puseram fim a um conflito armado com mais de meio século.
Paz

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo

4583
É o Global Peace Index que o confirma esta quinta-feira: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo. À nossa frente só a Nova Zelândia e a Islândia. Em termos gerais, o nível de paz aumentou.
Presidente Marcelo

Marcelo aponta Portugal como exemplo de democracia

O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que os portugueses são um exemplo de um povo que cultiva a tolerância e a paz, recusando fenómenos de xenofobia ou de populismos extremistas.
Nações Unidas

Mundo multipolar não garante paz nem prosperidade

238
António Guterres, afirmou, em Pequim, que a ascensão da China demonstra que já estamos num novo mundo multipolar, mas que este "não garante a paz nem a prosperidade" globais.
Papa em Fátima

A oração que o Papa vai rezar na Capelinha

1051
O Vaticano divulgou esta segunda-feira o missal da peregrinação do papa Francisco a Fátima, incluindo a oração que fará na sexta-feira, na Capelinha das Aparições, em que vai orar pela paz.
Conflito na Síria

UE pede "esforços" a negociadores para a paz

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu esta quarta-feira aos negociadores reunidos em Genebra "esforços" no sentido de se alcançar a paz na Síria.
Angola

Angola. Ganhos da paz ainda insuficientes

O ministro da Defesa de Angola disse que a paz e a reconciliação nacional permitiram ao Governo "trabalhar seriamente" para a melhoria da vida, contudo, "longe de satisfazer todas as necessidades".
MPLA

Paz em Angola completa 15 anos

O MPLA, partido no poder desde 1975, afirma que o processo de paz no país, que terça-feira assinala 15 anos, tornou-se numa "referência" internacional.
Arábia Saudita

Líderes árabes reafirmam apoio ao plano de paz

Os líderes árabes reafirmaram o apoio ao plano de paz de 2002 que prevê relações normalizadas com Israel no caso de cedência dos territórios capturados na "guerra dos seis dias", em 1967.
Nações Unidas

Síria. ONU prevê nova ronda de negociações de paz

A Organização das Nações Unidas anunciou que prevê colocar para 23 de março uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria em Genebra.
Moçambique

Moçambique. Presidente apela à paz na Quaresma

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou os moçambicanos a guiarem-se pelos valores da paz e da reconciliação nacional, como forma de dignificarem o espírito do período da Quaresma.
Frelimo

Frelimo: solução interna é o caminho para a paz

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considera a aposta na solução interna como o caminho para a resolução do conflito militar no país.
Moçambique

Moçambique. Presidente reitera consolidação da paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reiterou o seu compromisso com a consolidação da paz, avançando que o trabalho dos novos grupos de comunicação com a Remano vão arrancar em breve.
Moçambique

Moçambique. Fim da mediação nas negociações de paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta sexta-feira o encerramento da fase que envolve a mediação internacional nas negociações de paz.
Casa Branca

Casa Branca avalia impacto de novos colonatos

O porta-voz Sean Spicer avançou que a construção de novos colonatos israelitas ou a expansão de existentes pode não ajudar a assegurar a paz no Médio Oriente.
Conflito na Síria

Negociações de Genebra sobre a Síria mantêm-se

A ONU declarou esta sexta-feira que as negociações de Genebra sobre a Síria, em fevereiro, se mantêm, ao contrário do que foi anunciado por Moscovo, disse uma porta-voz.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu diz que conferência de paz é "fútil"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que se opôs à conferência internacional de Paris para a paz no Médio Oriente, qualificou-a como "fútil".
Moçambique

Presidente moçambicano escreve ao Papa Francisco

Filipe Nyusi escreveu ao Papa, lembrando que Moçambique conheceu os efeitos da guerra e de 22 anos de paz, que agora precisa de resgatar.
Médio Oriente

Portugal participa na conferência sobre paz

O Governo português participa na conferência sobre o processo de paz no Médio Oriente, domingo em Paris, associando-se à posição "largamente partilhada pela comunidade internacional".
Negociações de Paz

Moçambique. Criticada bipolarização de negociações

Joaquim Chissano criticou a bipolarização das conversações de paz em Moçambique, considerando que a solução para o problema político passa por um debate inclusivo sobre a governação que o povo quer.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Moçambique

Moçambique. Alcançar a paz é prioridade do Governo

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu no parlamento que alcançar da paz constitui prioridade para o Governo.
Papa Francisco

Papa Francisco pede abolição das armas nucleares

283
Na mensagem para o Dia Mundial da Paz, Francisco apelou à não-violência como política de paz, e criticou a utilização excessiva de recursos para fins militares.
Colômbia

Colômbia. Ainda virão tempos difíceis antes da paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse este sábado que o seu país ainda viverá um momento difícil antes de a paz estar finalmente sólida.
Moçambique

Comissão das negociações de paz em silêncio

A comissão mista nas negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Renamo não conseguiu alcançar um consenso para falar à imprensa e a ronda negocial terminou com o silêncio habitual.
Moçambique

Moçambique. Governo adia negociações de paz

A sessão prevista para esta sexta-feira das negociações de paz em Moçambique foi adiada para a próxima semana a pedido do Governo.
Nações Unidas

Base da ONU atacada na República Centro-Africana

A força de manutenção da paz da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA) disse que uma das suas bases ficou sob fogo durante confrontos entre grupos rebeldes rivais.
FARC

Novo acordo de paz com as FARC na Colômbia

Depois de os eleitores terem rejeitado em referendo o anterior acordo de paz a 2 de outubro, o líder da guerrilha e o presidente e Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, voltaram a chegar a acordo.
Colômbia

Negociações de paz adiadas na Colômbia

O Presidente colombiano adiou a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha liberte o Odín Sánchez Montes de Oca.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz com nova pausa

As negociações de paz em Moçambique terão uma nova pausa de uma semana a partir de sábado, informou esta terça-feira o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli.
Renamo

Retomadas negociações de paz em Moçambique

As negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, foram retomadas esta terça-feira em Maputo.
Colômbia

FARC inicia conferência para acordos de paz

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia organiza uma Conferência nacional que deve ratificar os acordos de paz com o Governo e iniciar a transição para um movimento político legal.
FARC

Colômbia: Governo e FARC chegam a acordo de paz

O acordo, negociado em Havana, Cuba, marca o fim de 52 anos de guerra e quatro anos de negociações. Ambas as partes consideram que se trata do fim da guerra, mas há medidas polémicas no acordo.
Nobel da Paz

Capacetes Brancos nomeados para Nobel da Paz

1939
Os Capacetes Brancos, voluntários que já salvaram mais de 60 mil vidas, foram nomeados esta quinta-feira para o Prémio Nobel da Paz.
Paz

Portugal é o quinto país mais pacífico do mundo

23799
Portugal foi considerado o quinto país mais pacífico do mundo e o mais pacífico entre aqueles que têm o português como língua oficial. Na edição anterior, Portugal aparecia em 14.º lugar no 'ranking'.
UNESCO

Ano do Entendimento Global: Urge educar para a paz

A melhoria da Inteligência Emocional e a consequente melhor capacidade para compreender os outros, é essencial a um diálogo mais profícuo, e este é basilar para o entendimento e felicidade das pessoas
Moçambique

Marcelo, o "filho devotado", condena violência

O Presidente português uniu-se ao moçambicano na condenação da violência em Moçambique. Este foi também o dia em que Marcelo quase foi contagiado pelo ritmo africano e contagiou Nyusi com os "afetos".
Nações Unidas

ONU prolonga mandato da Comissão de Paz na Guiné

Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.
Atletismo

Estafeta pela paz internacional arranca quarta

162
A corrida de estafeta "Peace Run", evento humanitário mundial que percorrerá a Europa até outubro com uma tocha pela paz internacional que será apagada em Roma, Itália, arranca quarta-feira no Porto.
Conflito na Síria

"Cessar-fogo na Síria é indispensável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".
Diplomacia

EUA e UE pretendem "cessar-fogo imediato" na Síria

Os Estados Unidos e a União Europeia pronunciaram-se por um "cessar-fogo imediato" na Síria após a Rússia ter avançado com uma "proposta concreta" para pôr termo a um devastador conflito que se prolonga há cinco anos.
Conflito na Síria

Síria. Diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje

Serguei Lavrov, reúne-se esta quinta-feira em Munique com o seu homólogo norte-americano John Kerry, para abordarem os progressos nas conversações de paz sobre a Síria.
Conflito na Síria

Russos questionam imparcialidade de Ban Ki-Moon

Ban Ki-Moon apontou que a Rússia iniciou bombardeamentos em Alepo antes das negociações pela paz na Síria. John Kerry (EUA) e Jens StoltenberG (NATO) também criticaram Moscovo.
Síria

Suspensas negociações de paz na Síria

O enviado especial da ONU Staffan de Mistura anunciou que as negociações foram suspensas até 25 de fevereiro. Mas a oposição síria diz que só volta a negociar se as suas exigências forem aceites.
Conflito na Síria

Síria. ONU avisa para "fracasso" nas negociações

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura avisa: "Se houver um fracasso desta vez (...) não haverá mais esperança".
Conflito na Síria

Síria. É oficial: começaram as negociações de paz

O mediador da ONU nas negociações de paz para a Síria, Staffan de Mistura, afirmou que as conversações tinham começado formalmente, após uma primeira reunião com a delegação da oposição.
Negociações de Paz

Oposição síria quer discutir a paz. EUA elogiam

John Kerry, secretário de Estado norte-americano elogiou a oposição a Bashar al-Assad por aceitarem participar nas conversações de paz na Síria que decorrem em Genebra, mediadas pela ONU.
Conflito na Síria

Síria: arrancam negociações de paz. Sem a oposição

Arrancam esta sexta-feira em Genebra as negociações para a paz na Síria mas a oposição ao regime de Bashar al-Assad, reunida em Riade, não vai estar presente.
Conflito na Síria

Início de negociações de paz na Síria esta sexta

A ONU afirmou que não houve um adiamento das negociações para a paz na Síria, que devem ter início esta sexta-feira, mas a oposição ao regime de Damasco já informou que não vai comparecer.
Diplomacia

EUA equacionam levantar sanções à Rússia

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou esta sexta-feira que os EUA estão dispostos a levantar as sanções impostas à Rússia, caso esta respeite os acordos de Minsk.
Conflito na Síria

Síria: ONU admite adiar negociações de paz

A ONU admitiu que as negociações de paz entre o regime sírio e uma parte da oposição síria, que deviam começar na segunda-feira em Genebra, serão provavelmente adiadas por alguns dias.
Diplomacia

Síria. Moscovo e Washington apoiam paz

Os chefes da diplomacia norte-americana e russa reiteraram, em Zurique, o seu apoio às negociações de paz entre o regime sírio e a oposição moderada, que deverão arrancar na segunda-feira sob os auspícios da ONU.
Mundo

Irão. Sanções internacionais são hoje levantadas

A garantia chegou pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Mohammad Javad Zarif está em Viena, onde se encontrará com John Kerry e Federica Mogherini, a chefe da diplomacia europeia.
Médio Oriente

Irão: Sauditas querem minar conversações na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão acusou os sauditas de usarem a tensão com Teerão para "afetar negativamente" as conversações de paz no conflito sírio.
Burundi

Negociações de paz no Burundi adiadas 'sine die'

Representantes do governo do Burundi e da oposição disseram que as negociações de paz não começarão na quarta-feira como estava previsto, sem adiantarem qualquer data para a sua realização.
Síria

ONU espera iniciar negociações de paz na Síria

O mediador da ONU Staffan de Mistura espera reunir-se a partir de 25 de janeiro com representantes do Governo e da oposição na Síria, com vista às negociações de paz no país.
Diplomacia

Síria está "pronta" para negociações de paz

A Síria está "preparada para participar" nas discussões de paz que deverão decorrer em janeiro sob a égide da ONU, com vista a acabar com a guerra civil, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Moçambique

Moçambique. Presidente sul-africano mediador?

A Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, propôs ao Governo o envolvimento do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, na mediação da crise política e militar em Moçambique.
Negociações de Paz

Síria. Oposição aceita conversar com Assad

139
Reunião em Riade com mais de 100 representantes da oposição síria foi decisiva. Oposição quer Assad fora do poder, mas já admite que o líder sírio fique enquanto o governo de transição é formado.
Estados Unidos da América

Reunificação de Chipre está "ao alcance da mão"

O país está dividido desde 1974. John Kerry teve encontros separados com os dirigentes cipriota grego e cipriota turco e acredita que há "progressos tangíveis".
Papa Francisco

Papa inicia viagem a África com segurança apertada

O papa Francisco inicia hoje a sua primeira viagem ao continente africano, ao qual pretende levar uma mensagem de paz, justiça social e diálogo entre o islão e o cristianismo.
Colômbia

Dois nus que são uma bela maneira de apelar à paz

169
Para apelar à paz no conflito colombiano entre as FARC e o Governo, uma revista do país fez uma capa com dois nus inspirados em John Lennon e Yoko Ono. Um apelo à paz como há muito não se via.
Líbia

Líbia. EUA e líderes europeus querem acordo de paz

Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha deram "todo o seu apoio" ao texto do acordo de paz para a Líbia, que pretende terminar a agitação política que o país atravessa.
Diplomacia

Líbia vai ter governo de unidade nacional 

O enviado da Organização das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino Leon, anunciou na noite de quinta-feira a formação de um Governo líbio de unidade nacional, dirigido por Fayez el-Sarraj.
Colômbia

Governo colombiano e FARC retomam conversações

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC retomaram conversações de paz em Cuba uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo.
Negociações de Paz

Síria vai participar em conversações de paz na ONU

A Síria vai participar nas conversações preparatórias propostas pela ONU para o lançamento de negociações formais de paz, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem.
Síria

Alemanha pede governo de transição para a Síria

A Alemanha apelou para um governo de transição na Síria, numa tentativa de resolver a longa guerra civil no país. Governos europeus começam a suavizar os pedidos de saída de Bashar al-Assad.
Colômbia

Há acordo entre Governo colombiano e as FARC

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, o porta-voz do Vaticano e o Presidente cubano, Raúl Castro, saudaram o acordo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Moçambique

Clima de medo volta a Moçambique

Habitantes de Gorongosa e Muxúnguè, centro de Moçambique, consideram que os desencontros entre o Governo moçambicano e a Renamo estão a provocar um clima de insegurança naquelas zonas.
Diplomacia

Seul desliga altifalantes na fronteira com Norte

Coreia do Sul deslig altifalantes que emitiam propaganda na fronteira contra o regime norte-coreano, depois de Seul e Pyongyang terem alcançado acordo para travar clima de tensão militar na península.
Diplomacia

Seul não vai parar com propaganda

A Presidente da Coreia do Sul declarou hoje que Seul não vai "desligar" os altifalantes que difundem propaganda na fronteira com a Coreia do Norte enquanto Pyongyang recusar pedir desculpa.
Negociações de Paz

PM líbio demite-se em direto na televisão

O primeiro-ministro do governo da Líbia, Abdullah al-Thani, anunciou a sua demissão durante uma entrevista de televisão em direto na terça-feira, informou a agência de notícias oficial LANA.
Colômbia

Presidente colombiano admite encontrar-se com FARC

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, não exclui a hipótese de se encontrar com o líder das FARC, Timoleon Jimenez "Timochenko", para negociar um acordo de paz.
Terrorismo

Talibãs “desconhecem” negociações de paz

Os talibãs afegãos negam as notícias de novas negociações de paz com o Governo afegão e não comentaram o anúncio da morte do seu líder ‘mullah’ Omar. Os Estados Unidos consideram a morte credível.
A página está a demorar muito tempo.