460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Paz

Contra-Corrente

Ucrânia tem de estar a vencer para poder negociar

A Nato vai reforçar a frente leste, convidar a Suécia e a Finlândia e reafirmar as juras de apoio à Ucrânia, mas os líderes têm de perceber que antes de desejarem a paz têm de querer a vitória de Kiev
Paz

Índice Global de Paz: Maputo baixa e Luanda sobe

A queda de Moçambique aconteceu por causa do aumento do número de refugiados, de manifestações violentas e de terror político. Angola subiu graças a melhorias na redução de manifestações violentas.
Paz

Portugal em 6.º no Índice Global de Paz

Portugal estava em 5.º lugar no relatório do Instituto de Economia e Paz do ano passado. A descida de uma posição no ranking acontece devido ao aumento da criminalidade e instabilidade política.
Gabinete de Guerra

"Rússia já foi derrotada duas vezes pela Ucrânia"

Diana Soller, especialista em Relações Internacionais acredita que a guerra vai manter-se num "impasse durante alguns meses". "Para haver negociações de paz, Ucrânia tem que aceitar perder território"
Guerra na Ucrânia

Quando acaba a guerra?

O apoio ocidental é fundamental para equilibrar as coisas e criar as condições mínimas para verdadeiras negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Uma paz ditada por Moscovo seria muito perigosa.
Paz

O lugar da paz

A paz impõe-se mais do que nunca. Implica a eliminação da guerra e não apenas a prevenção de um complexo de ódio ou de rancor. Diferir a paz é refinar a guerra e incubar ainda mais sentimentos hostis.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: “Não podemos avançar de forma vigorosa"

O chefe de Estado da Ucrânia está disponível para se sentar à mesa com Vladimir Putin, mas considera que "a vitória deve ser sobretudo no campo de batalha".
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que plano de paz italiano não é "sério"

O MNE de Itália propôs às Nações Unidas a constituição de um "grupo internacional de facilitação" para tentar chegar a um cessar-fogo na Ucrânia. O seu homólogo russo não confia neste plano de paz.
Contra-Corrente

Não é possível alcançar a paz sem derrotar Putin

Há quem busque uma paz sem vencidos nem vencedores e quem queira oferecer uma escapatória a Putin. São ilusões perigosas: sem derrotar claramente a Rússia de Putin nunca haverá paz estável e duradoura
Rádio Observador

Como alcançar a paz na Ucrânia? Ligue 910024185

Esta semana passam 3 meses de guerra na Ucrânia e já se desenham cenários para o futuro do conflito. Qual a solução para a paz? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Gabinete de Guerra

Eficácia ucraniana surge por serem "meio russos"

Bruno Cardoso Reis salienta as elites que vão admitindo problemas russos, como Kadyrov, que usou as parecenças entre os dois povos como justificação. António José Telo analisa o "milagre" no Donbass.
Gabinete de Guerra

Azov. "Do ponto de vista militar, é uma rendição"

O major-general Arnaut Moreira refere que ucranianos "depuseram armas para se entregar". Bruno Cardoso Reis fala sobre o destino destes soldados como "teste ao discurso russo sobre negociações de paz"
Noticiário

00h. Mariupol. Zelensky quer retirada de civis

Mais de uma centena de pessoas saíram este fim-de-semana da fábrica de Azovstal, na cidade portuária, através de um acordo de paz temporário entretanto interrompido.
Estados Unidos da América

Putin não quer Ucrânia soberana, acusam EUA

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considera que Presidente russo não demonstrou até agora "seriedade" durante as negociações de paz com Kiev.
Noticiário

22h. Kiev não prevê voltar às negociações de paz

É o que admite o líder da delegação ucraniana, que tem mantido conversações com os representantes de Moscovo. Isto, depois de a Rússia ter dado início hoje a uma nova ofensiva no leste da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Manifesto pela Paz junta mais de 570 nomes

Com nomes como Noam Chomsky, Jeremy Corbyn e a líder do BE, Catarina Martins, um Manifesto pela Paz na Ucrânia exigindo um cessar-fogo imediato reuniu mais de 570 académicos e políticos internacionais
Guerra na Ucrânia

Moldávia. Mães ucranianas aguardam na fronteira 

Na Moldávia, a poucos quilómetros da Transnístria, um território autónomo pró-russo com tropas de Moscovo, encontram-se mães ucranianas a aguardar na fronteira pela paz para poderem regressar.
Guerra

Males do nosso tempo

Para que a paz vigore é necessário um trabalho de luto, para enterrar as nossas humilhações e as nossas glórias, curar traumatismos, eliminar fanatismos. É preciso que o passado acabe.
Gabinete de Guerra

Bucha pode complicar ainda mais as negociações?

Massacre de Bucha "pode gerar sentimento de revolta" ucraniano. Já a Rússia "irá apostar no argumento da desinformação". Análise do historiador Bruno Cardoso Reis e do major-general Bacelar Begonha.
Guerra na Ucrânia

Rússia: negociações serão retomadas segunda-feira

Medinsky disse que não partilhava o "otimismo" do negociador ucraniano quanto a um encontro entre Putin e Zelensky e garantiu que posição de Moscovo relativamente à Crimeia e a Donbass não se alterou.
Gabinete de Guerra

"Há possibilidade do cessar-fogo a curto prazo"

Rússia procura "saída airosa" depois de "sintomas de desmoralização interna". Análise de António José Telo, professor catedrático de História na Academia Militar, e do historiador Bruno Cardoso Reis.
Guerra na Ucrânia

Kiev volta ao trabalho para "ganhar a vida"

Com mais de um mês de guerra, Kiev acordou com "alívio" devido ao "primeiro acordo nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia". Há mais carros a circular, lojas abertas e mais pessoas nas ruas.
Guerra na Ucrânia

Kiev: acordo só depois da retirada de tropas

A Ucrânia insistiu que o acordo de paz apenas poderá ser assinado depois de as tropas russas abandonarem o país e Rússia responde que posição sobre a Crimeia e repúblicas separatistas é inalterável.
Paz

O paradoxo da paz

É precisamente por o nosso modo de vida pacato não estar garantido que é preciso desconfiar de movimentos políticos e sociais que advogam um pretenso pacifismo e uma desmilitarização.
Crianças

O que é isso de educar para a paz?

Como podemos incutir valores como a diplomacia se a comunicação do adulto é baseada sistematicamente em ordens e negações?
Gabinete de Guerra

Fátima. "Mostra que há valores acima da guerra"

Já está em Lviv uma imagem da virgem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Foi recebida por uma multidão de fiéis, algo destacado pelo historiador e do funcionário do santuário, Marco Daniel Duarte.
Noticiário

10h. Ucrânia: negociações de paz retomadas

Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia retomadas por vídeo-conferência; Presidente da Ucrânia diz que sanções contra Moscovo são insuficientes
Gabinete de Guerra

"Exigências aproximam-se, mas com grande margem"

Há aproximação, mas desistência ucraniana sobre a NATO "pode não ser suficiente para o cessar-fogo". Análise dos especialistas em relações internacionais, André Pereira Matos e Bruno Cardoso Reis.
Noticiário

12h. Ucrânia rejeita modelo de neutralidade

A ideia de desmilitarizar a Ucrânia está fora de questão, garante conselheiro do presidente ucraniano. The Guardian aponta que os termos da desmilitarização não são claros
Noticiário

13h. Papa pede fim da guerra na Ucrânia

Francisco pede o cessar-fogo na Ucrânia de uma guerra que considera inaceitável. Nova ronda de negociações de paz pode estar para breve. E ainda, reportagem a acompanhar manifestação contra a guerra.
Guerra na Ucrânia

Às mães de Kiev e do Mundo

A guerra deixa cicatrizes permanentes, mesmo àqueles que sobreviveram sem nunca segurar uma arma.
Guerra na Ucrânia

O poder do Amor

Se é o povo ucraniano quem resiste a Putin, é no povo sofredor da Rússia que está a solução para o fim da tirania. É uma utopia? É. Mas as verdadeiras revoluções são as que se fizeram em nome da Paz.
Uma coisa leva à outra

Guerra é Paz

No livro de Orwell, 1984, guerra é paz. Na Rússia de Putin, guerra é operação militar especial, mas, por muito que se tente, as palavras não mudam a verdade, nem transforma bombas em cestos de pão.
Noticiário

6h. Rússia anuncia cessar-fogo em algumas cidades

Promessa já tinha sido feita na segunda ronda de negociações, mas Kiev acusou Moscovo de não a cumprir. E um milhão de ucranianos estão sem gás devido a bombardeamentos na estrutura de distribuição.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia: que conversações depois da guerra?

É necessário voltar à mesa das negociações e aceitar que tem de haver cedências de ambas as partes. Com Angela Merkel, respeitada por Putin e Zelenskyy, como enviada especial de Ursula Von der Leyen.
Guerra na Ucrânia

Lições da História

Onde foi parar a tese do “fim da História” depois queda do muro de Berlim? Até há pouco falava-se já do regresso da “guerra fria”, agora assistimos a uma guerra “quente” na Europa.
Escolas

Alunos portugueses fizeram um minuto de silêncio

A invasão à Ucrânia tem dominado as conversas dos mais jovens e as aulas de História têm ajudado na discussão. Hoje, alunos de várias escolas do país juntaram-se para um minuto de silêncio pela paz.
Noticiário

13h. Recolher obrigatório em Kiev antecipado

Kiev anuncia que quem circular nas ruas, vai ser considerado um atacante contra a cidade. Quase 50 portugueses foram retirados da Ucrânia. E para hoje está marcado um cordão da paz em Lisboa.
Nações Unidas

PR de São Tomé considerado "exemplo de paz"

O Presidente da República sublinhou que "São Tomé e Príncipe é um país pacífico", mas nos últimos anos tem registado "sinais e ameaças preocupantes a este legado".
Moçambique

Moçambique pede união sobre "forças locais"

Em vários momentos da insurgência armada desde 2017 em Cabo Delgado, houve ataques repelidos por grupos de antigos combatentes da luta pela independência que chegaram a perseguir e abater rebeldes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.