Paz

Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Hong Kong

Como se fez a escalada de 68 andares pela paz

O "homem-aranha" francês quis apelar à paz e ao diálogo entre Hong Kong e a China. Escalou o Cheung Kong Center e afixou uma faixa com um aperto de mão desenhado nas cores das duas bandeiras.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas vão respeitar acordo

Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M'tumuke apoiou acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado pelo Presidente da República e pelo líder da Renamo, principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
União Europeia

União Europeia acompanha paz em Moçambique

A alta representante da União Europeia para a Política Externa disse que a UE tem interesse em destacar uma equipa de observadores para acompanhar as eleições gerais de 15 de outubro.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Moçambique

Moçambique. PR e Renamo juntos contra ameaça à paz

Governo moçambicano e o líder da Renamo, Ossufo Momade, vão juntar-se para "ir buscar aqueles que dispararem ou continuarem com armas" a tentarem prejudicar o acordo de paz recentemente assinado.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Diplomacia

Coreia do Sul quer paz e unificação das Coreias

O Presidente sul-coreano quer trabalhar com o povo da Coreia do Norte para criar uma nova ordem de paz.
Moçambique

Negociações de paz devem garantir eleições livres 

A investigadora Egna Sidumo defende que deve haver uma responsabilização dos atores nos episódios de conflito entre o governo e a oposição e lamenta a falta de um processo de reconciliação nacional.
Médio Oriente

EUA querem confrontar Irão sobre Médio Oriente

O secretário de Estado norte-americano defende que é fundamental pressionar o Irão para para lidar com todos os outros problemas da região. O Irão considerou o encontro um "circo" norte-americano.
República Centro Africana

RCA. Portugal saúda acordo de paz e reafirma apoio

O Ministério dos Negócios Estrangeiros garantiu que vai manter os militares no território depois das tréguas assinadas na RCA. Este é atualmente o maior contingente de tropas portuguesas em África.
República Centro Africana

RCA. Acordo de paz com grupos armados

O Presidente centro-africano vai realizar viagens pelo país para "levar a mensagem de paz aos [seus] compatriotas" e a Comissão Verdade e Justiça vai estar "operacional" no final do ano.
Turquia

Turquia e Grécia desejam manter diálogo

O chefe de Estado turco disse que "os problemas com a Grécia podem ser resolvidos pacificamente". Em reposta, o primeiro-ministro grego saudou a comunicação aberta entre os países.
República Centro Africana

RC Africana assina acordo de paz com RD Congo

O acordo pretende pôr fim à violência que provocou a morte de milhares de pessoas e levou a que mais de um milhão abandonasse as suas casas. O trato foi apoiado pela União Africana e Nações Unidas.
Ministério Da Justiça

Jamaica. Ministra da Justiça pede "equilíbrio"

No final da reunião do Conselho de Ministros a ministra respondeu sobre as medidas que o Governo irá tomar na sequência dos episódios de vandalismo registados nos últimos dias.
Paz

Guineenses pedem preservação da paz aos militares

Os guineenses iniciaram a revolta armada contra a presença colonial portuguesa na Guiné-Bissau há 56 anos, tendo o país proclamado a sua independência a 24 de setembro de 1973.
Tratados Internacionais

Putin e Abe discutem tratado suspenso desde 1945

Putin referiu que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, enquanto Shinzo Abe admitiu que não é fácil resolver problemas que permanecem há mais de 70 anos, mas que devem fazê-lo.
Negociações de Paz

Ilhas Curilas. Rússia e Japão discutem o "dono"

As ilhas do Pacífico são disputadas entre os dois países há mais de sete décadas e as negociações não se adivinham nada fáceis. O primeiro-ministro do Japão vai a Moscovo tentar solucionar o impasse.
Moçambique

Presidente moçambicano vai manter aposta na paz

O chefe de Estado moçambicano também dedicou um espaço no seu discurso à cooperação internacional, assinalando que será uma aposta do executivo.
Nações Unidas

ONU renova missão na Republica Centro-Africana

O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou a missão de paz na República Centro-Africana e poderá vir a ter no ativo 11.650 militares e 2.080 polícias.
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
União Europeia

UE pede acordo de paz em Moçambique.

Moçambique assistiu, entre 2015 e 2016, a um agravamento nos conflitos militares entre as forças governamentais e o braço armado da Renamo, acusando a Frelimo de fraude no escrutínio.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz em risco

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) ameaçou abandonar as negociações de paz devido a alegada manipulação de resultados nas eleições autárquicas.
Negociações de Paz

África. Mais de 10 mil pessoas cruzaram fronteira 

A reabertura da fronteira veio na sequência da declaração de paz entre os dois países africanos, que colocou fim a décadas de conflito fronteiriço.
Diplomacia

Desnuclearização. EUA e Pyongyang em desacordo

Pyongyang advertiu, esta terça-feira, Washington para que fim da Guerra da Coreia não vai motivar a desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.
Renamo

Moçambique: especialista coordena grupo para a paz

A coordenação do grupo de contacto para a paz em Moçambique vai ser entregue a um especialista argentino, anunciou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Nações Unidas

Ministro da Defesa sugere diálogo entre NATO e ONU

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sustentou hoje que a NATO deve "falar" com as Nações Unidas e repensar o seu papel nas ações de manutenção de paz, sustentando que a Aliança Atlântica "não pode encarar-se como autossuficiente".
Relações Internacionais

Urge cultivar a Paz em nós e no Mundo

331
Portugal, conhecido pela época dos Descobrimentos e pela primeira globalização, tornou-se com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável centro da nova navegação que pretende unir o mundo
Moçambique

EUA. Acordo em Moçambique é "decisivo para paz"

Os Estados Unidos consideram que o acordo celebrado entre o Presidente de Moçambique e a Renamo "é um passo decisivo em direção a uma paz duradoura para um futuro mais seguro e próspero".
Guiné-Bissau

Portugal e Guiné-Bissau analisam cooperação

Representantes dos governos de Portugal e da Guiné-Bissau analisam em Bissau o Programa Estratégico de Cooperação 2015-2020, visando, entre outros, desenvolver projetos em prol da paz.
Paz

África. Abraço histórico de líderes define paz 

Depois de 20 anos de conflitos e de famílias separadas, os líderes da Eritreia e Etiópia partilham um abraço que define a paz nos dois territórios da região do Corno de África.
Paz

Portugal é o 4.º país mais pacífico do mundo

1.217
Portugal foi considerado o 4.º país mais pacífico do mundo pelo relatório do Índice Global da Paz. Apesar de perder do 3.º lugar conquistado no ano anterior, Portugal manteve bons indicadores.
Colômbia

Colômbia. Correções no acordo de paz com FARC

O novo presidente, eleito no domingo com 53,97%, anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz feito com as FARC "para garantir a verdade, justiça e reparação".
Equipamento Militar

Google não quer inteligência artificial em armas

A empresa divulgou os seus princípios no desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial. Colaboração com projetos de defesa militar vai continuar, mas de armas que façam mal a humanos não.
Diplomacia

Seul e Pyongyang retomam encontros

As duas Coreias reiniciaram reuniões para começar a aplicar a declaração conjunta assinada em abril, na qual concordaram em aumentar a cooperação e trabalhar para a paz e a "desnuclearização total".
Moçambique

Moçambique.Parlamento apela a compromisso pela paz

A líder da bancada da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) assinalou a importância do desarmamento do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo prioriza diálogo pela paz

A Resistência Nacional Moçambicana está a atender questões urgentes no diálogo pela paz em Moçambique e a seu tempo tratará de eleger um novo líder, anunciou a comissão política nacional.
Património

Cabo Verde quer Tarrafal como um "campo pela paz"

O ministro da Cultura de Cabo Verde quer "criar um campo em que se possam promover diálogos pela paz". Abraão Vicente pede colaboração para a candidatura a património da humanidade.
Relações Internacionais

O reencontro das Coreias

Podemos estar a assistir a um momento histórico: as duas Coreias divididas pelo Paralelo 38, herdado da guerra de 1950-1953 podem estar prestes a seguir rumo a uma paz que vem com 65 anos de atraso.
Presidente Trump

Paz. Trump diz que Coreias têm "a sua bênção"

Armistício nunca foi substituído por um tratado definitivo. Donald Trump afirmou esta terça-feira que a duas Coreias têm a sua bênção" para alcançar a paz.
Mali

Mali. Dois capacetes azuis mortos e dez feridos

Dois "capacetes azuis" morreram e dez ficaram feridos, alguns dos quais em estado grave, no nordeste do Mali. O ataque aconteceu ao final da tarde de quinta-feira.
Diplomacia

Hanói e Pequim vão manter paz

O mar do sul da China é um local estratégico tanto para o Vietname como para a China e tem sido motivo de tensões entre os dois países, que se comprometeram agora a manter a paz.
Moçambique

Paz. Presidente pede à Renamo que evite exigências

"A expetativa de todos os moçambicanos é a de que a Renamo não atrase o processo" de descentralização com "novas exigências", disse o presidente, Filie Nyusi.
Canadá

Canadá participa em missão de paz no Mali

O Canadá vai enviar forças de apoio para o Mali, durante um ano, com helicópteros e Capacetes Azuis. A data do destacamento será definida após consultas com a ONU.
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Coreia do Norte

Guterres quer solução pacífica para Coreia

O secretário-geral da ONU pediu aos líderes políticos que encontrem uma solução pacífica para a Coreia do Norte. A Conferência de Segurança de Munique começou esta sexta-feira.
Angola

Angola no Conselho de Paz da União Africana  

Trata-se da terceira vez que Angola integra o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, depois da eleição em 2007 e 2010. Este ano a candidatura foi apresentada pela região da África Austral.
Moçambique

Consenso sobre negociações de paz no Parlamento

O presidente moçambicano anunciou que o documento de consenso com a Renamo vai ser submetido ao Parlamento brevemente. A descentralização administrativa do país é um dos pontos das negociações.
António Guterres

Guterres: Guerra com Coreia do Norte é "evitável"

O secretário-geral da ONU disse que a possibilidade de uma guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte é "evitável". Contudo, António Guterres ainda não tem a certeza "de que a paz é garantida".
Guiné-Bissau

Relatório para Conferência para a Paz finalizado

Uma delegação da comissão organizadora da Conferência Nacional para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau está em Leiria para finalizar o relatório que será submetido em maio.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Presidente Trump

Trump avista "um longo período de paz"

Trump afirmou que existem "problemas com a Coreia do Norte", mas mostrou-se otimista nas conversações entre as Coreias, acrescentando que acha que "teremos paz através da força".
Moçambique

Moçambique. Presidente e líder da Renamo reunidos

Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, Presidente da República de Moçambique e líder da Renamo, encontraram-se para falar sobre as negociações de paz no país. A reunião decorreu na serra da Gorongosa.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Nações Unidas

Guterres visita República Centro-Africana

António Guterres começa esta terça-feira a sua primeira visita a uma missão de manutenção da paz da ONU, na República Centro-Africana. Portugal está presente naquele país com 160 militares.
Moçambique

Parlamento moçambicano retomou plenárias

A Assembleia da República de Moçambique retomou segunda-feira as sessões plenárias, com as três bancadas parlamentares a vincarem o compromisso com a promoção de uma paz duradoura no país.
Nações Unidas

ONU garante financiamento total das missões de paz

As Nações Unidas garantiram que todas as missões de manutenção de paz da ONU serão inteiramente financiadas, apesar do importante corte orçamental conhecido há já vários meses.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)