O presidente da distrital do PSD de Viana do Castelo, Olegário Gonçalves, manifestou esta sexta-feira o seu apoio à candidatura de Luís Montenegro à liderança do partido nas próximas eleições internas.
“A comissão política distrital não tem de apoiar nenhum candidato e não o vai fazer. O presidente da distrital apoia Luís Montenegro”, afirmou à agência Lusa, assumindo o seu apoio ao candidato a título pessoal.
Caso seja eleito, Olegário Gonçalves espera que Luís Montenegro “seja um presidente aberto, agregador”, considerando que, “neste momento, é a pessoa mais preparada para fazer oposição ao PS e ser o próximo candidato do partido a primeiro-ministro”.
“O PSD vai ter de se unir à volta do líder do partido que vier a ser eleito, para ter sucesso no futuro”, acrescentou Olegário Gonçalves.
Até agora, entre os militantes do PSD, são conhecidos dois candidatos às eleições diretas marcadas para 28 de maio: o advogado Luís Montenegro e o ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva.
O atual presidente do PSD, Rui Rio, que ocupa o cargo desde janeiro de 2018, já anunciou que deixará a liderança do partido na sequência da derrota nas legislativas de 30 de janeiro.
As eleições diretas para escolher o novo presidente do PSD foram marcadas em Conselho Nacional para 28 de maio e o Congresso vai realizar-se entre 1 e 3 de julho, no Porto.
O prazo limite para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD é o dia 16 de maio e estas têm, como habitualmente, de ser subscritas por um mínimo de 1.500 militantes e acompanhadas de uma proposta de estratégia global e do orçamento de campanha.