Uma nota da Presidência da República dá conta de uma “proposta do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como secretária de Estado da Igualdade e Migrações” que foi aceite por Marcelo Rebelo de Sousa. Já foi nomeada substituta que toma posse já esta segunda-feira: Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues, deputada do PS. Sara Guerreiro sai por motivo de doença, segundo apurou o Observador.

Foi o Presidente da República o primeiro a falar sobre esta saída, explicando que aconteceu “por uma razão pessoal de força maior que surgiu e obrigou a secretária de Estado a pedir a demissão e a ser substituída imediatamente”. A substituição foi rápida porque, disse ainda Marcelo, se trata de “um pelouro muito importante, mais importante do que nunca por causa dos refugiados vindo da Ucrânia”.

Questionado duas vezes sobre se esta demissão tem alguma relação com o caso da Câmara de Setúbal, Marcelo nega e diz que “infelizmente é por uma razão pessoal, não há nenhuma questão política”.

O caso dos refugiados ucranianos recebidos por russos em Setúbal (explicado em 17 respostas)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações está sob a tutela da ministra Adjunta e dos dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes que tinha em Sara Guerreiro um dos nomes fortes do seu gabinete numa área que ganha centralidade com a situação na Ucrânia. É advogada com um currículo ligado aos direitos humanos e à mediação com ligação especial a Timor-Leste. Licenciada em direito tem pós-graduações nessa área e já trabalhou também na Guiné Bissau e colaborou como consultora de organizações das Nações Unidas na área dos direitos humanos.

De acordo com o currículo oficial, “trabalhou em projetos de capacitação profissional nas áreas de direitos humanos, proteção da criança, e boa governação e possui experiência de trabalho com várias Agências das Nações Unidas nos EUA, Guiné-Bissau e Timor-Leste: UNICEF, ONU Mulheres; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), bem como Banco Mundial.”

Isabel Rodrigues, que agora entra para o cargo, foi eleita deputada do PS pelo círculo dos Açores. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, com uma pós-graduação em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e outra em Ciências Sociais.

Nos Açores foi secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, entre julho de 2014 e novembro 2016, e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma. É deputada na Assembleia da República desde 2019.