Cerca de 23 milhões de pessoas em todo o mundo ainda usam a (típica) palavra-passe “123456”, conclui o Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido. A informação é avançada pela agência de notícias italiana Ansa esta quinta-feira, em que se assinala o Dia Mundial da Password. O Daily Mail, que cita um estudo da NordPass, vai mais longe e revela que este código é o mais popular entre os CEOs.

Mais: um em cada quatro cibernautas ainda escreve a password numa folha de papel para evitar esquecimentos, de acordo com um trabalho da empresa britânica Uswitch, enviado ao Observador.

Este estudo mostrou igualmente que 30% das pessoas usam o ano de nascimento como chave de proteção das suas contas digitais e 39% o nome do animal de estimação — são dados que costumam constar as primeiras tentativas dos hackers para entrar no perfil de um utilizador. E os homens não arrecadam pontos na categoria da criatividade: aproximadamente 19% tem a palavra password como password.

O Dia Mundial da Password foi criado pela Intel em 2013 com o objetivo de consciencializar para a segurança digital. É um tema que tem marcado a agenda mediática devido ao aumento recente de ataques informáticos a várias entidades, como os que aconteceram ao Expresso e à Vodafone, por exemplo, em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que é o “ransomware”, responsável pelo ataque informático aos sites do Expresso e da SIC?

Por seu turno, a empresa de segurança Check Point Software Technologies traçou regras para se ter uma senha segura, tais como combinar vários carateres e alterar a palavra-passe com frequência.

Dia mundial das passwords: 10 regras para criar uma palavra-passe segura