O Kremlin ordenou a preparação de um referendo nas regiões de Kherson e Zaporijia, que acontecerá nos próximos meses, afirmou o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Vadym Denisenko, esta segunda-feira.

“Há instruções da Rússia para a realização de um referendo em alguns meses. No momento, estão a concentrar-se em preparar o terreno para o referendo“, declarou Denisenko à televisão ucraniana, citado pela agência de notícias Unian.

Os russos “estão a tentar estabelecer a sua autoridade, em muitos centros populacionais colocam ‘vigilantes’, por vezes do mundo do crime”, disse Denisenko, sublinhando que há casos em que pessoas próximas são indicadas para estes cargos.

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por sua vez, o presidente da administração militar regional de Kherson, Gennady Laguta, informou que os ocupantes russos estão a recolher dados pessoais dos moradores para o referendo, mas sublinhou que a população de Kherson apoia a Ucrânia e não participará no referendo.

Andriivka. Relatos de uma ocupação descontrolada

A agência de notícias Unian referiu que os russos planeiam realizar um censo da população na região de Kherson, assim como fizeram na península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.