Pelo menos 12 pessoas foram mortas e outras 40 ficaram feridas esta quinta-feira num forte bombardeamento russo à cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, que está quase cercada pelas forças de Moscovo, disse o governador regional.

Os russos “começaram a bombardear de manhã o centro da cidade aleatoriamente com armas pesadas. O ataque continua”, disse Sergei Gaidai, numa mensagem divulgada através da rede social Telegram.

A maioria dos disparos atingiu edifícios de apartamentos e o número de mortos pode ser superior, segundo a mesma fonte, já que é impossível inspecionar as áreas bombardeadas.

O presidente da câmara local, Oleksandr Strifuk, anunciou a 6 de maio que a sua cidade estava “quase cercada” pelos militares russos e pelo separatistas pró-russos do Donbass (leste ucraniano), que estão a tentar assumir o controlo total da região.

Segundo o autarca, 15.000 dos 100.000 habitantes de Severodonetsk permanecem na cidade.

Severodonetsk, uma das poucas grandes cidades desta região ainda sob controlo ucraniano, bem como a cidade mais próxima, Lyssytchank, localizam-se cerca de 80 quilómetros a leste de Kramatorsk, o centro administrativo do Donbass ucraniano desde que os separatistas tomaram a parte oriental desta região em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR