As últimas atualizações das autoridades de saúde confirmam a existência de um surto de infeções pelo vírus da varíola dos macacos em 11 países, além dos 21 onde a doença é considerada endémica — todos na África Ocidental e Central. Todos foram confirmados oficialmente nas últimas semanas.
Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), que o Observador cruzou com as informações das várias autoridades de saúde nacionais, já foi confirmado pelo menos um caso em Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Suécia, Austrália, Alemanha e Bélgica.
Ao longo desta sexta-feira, 20 de maio, e até às 20h, quatro países confirmaram que a varíola dos macacos já tinha entrado nas suas fronteiras: a Bélgica confirmou um caso, a Austrália também detetou um, França encontrou outro caso positivo e a Alemanha também revelou a existência de um doente.
Quanto a Portugal, soma até ao momento 23 casos confirmados de varíola dos macacos, 14 dos quais confirmados ao longo desta sexta-feira. A Direção-Geral da Saúde (DGS), de quem parte as atualizações referentes à varíola dos macacos, alerta, no entanto, que há mais casos suspeitos a serem testados.
O Observador preparou um mapa onde poderá acompanhar os países em que pelo menos um caso de varíola dos macacos foi identificado ao longo do tempo — e que assinala também os países onde o vírus é endémico.