O jornal norte-americano The New York Times publicou a um conjunto de vídeos, nunca antes divulgados, que mostram os momentos que antecederam as execuções em Bucha, ajudando a demonstrar que ali terão ocorrido crimes de guerra.

As imagens terão sido captadas por câmaras de segurança e por uma filmagem amadora. Segundo o NYT, retratam o que aconteceu no dia 4 de março naquele subúrbio de Kiev: vê-se uma fila de homens ucranianos levados como reféns, de arma apontada, por um par de soldados russos.

Num segundo vídeo obtido através de drone, no dia seguinte (5 de março), é possível ver o que será o mesmo grupo de homens mas já depois de as execuções terem acontecido.

É possível ver que se trata do mesmo grupo porque existia na fila de reféns um homem que vestia uma camisola com capuz, azul-clara, e que, segundo alega o NYT, também é fácil de detetar, depois, nas imagens dos cadáveres, no dia seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa filmagem feita por drone, vê-se esse conjunto de cadáveres na lateral do edifício número 144 da rua Yablunska, exatamente o mesmo local para onde as outras filmagens da véspera mostram os homens a serem encaminhados. Nas filmagens por drone, no dia 5 de março, é possível detetar o mesmo civil com camisola azul-clara, num grupo de cadáveres que aparentava estar, na altura em que foi filmado pelo drone, sob a guarda de dois soldados russos.

A Rússia tem negado as acusações de que promoveu uma execução em massa de civis em Bucha, considerando “falsas” e “provocatórias” todas as imagens que foram chegado ao Ocidente.