Juan Carlos chegou a Espanha na quinta-feira depois de não visitar o país durante quase dois anos. Três dias depois de sair do “exílio dourado” em Abu Dhabi, o rei emérito foi ver o seu neto Pablo Urdangarin a jogar andebol em Pontevedra, cidade na Galiza.

Nas bancadas do pavilhão onde se realizou o encontro entre Cisne e Barcelona B estava Juan Carlos, que precisou de ajuda de duas pessoas para se conseguir sentar. Pablo Urdangarin, filho da infanta Cristina e Iñaki Urdangarin — que esteve preso por ter sido condenado pela prática de crimes economico-financeiros —, cumprimentou o avô com beijos e abraços.

Ainda antes de ter ido ver o jogo do neto, este sábado de manhã Juan Carlos visitou o Clube Náutico de Sanxenxo, em Pontevedra, avança o El Mundo. O pai de Felipe VI chegou ao local no carro do seu amigo íntimo Pedro Campos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é Pedro Campos, um dos fiéis amigos do rei Juan Carlos e anfitrião desde fim de semana?

No clube náutico, Juan Carlos contou ainda com a companhia da filha infanta Elena e de cinco amigos como Pedro de Borbón Dos Sicilias (Duque da Calábria), Carlos Espinosa de los Monteros (empresário) e José María Juncadella. O rei emérito quis assumir o leme do seu veleiro com 12 metros de cumprimento e dirigiu-se de imediato para o cais onde o El Rogue estava atracado. O mar estava calmo e existia pouco vento, pelo que decidiu velejar até às 17h30 quando deixou a marina sob aplausos e “vivas” da população que o esperava.

No final do dia, ao chegar à casa onde está hospedado, garantiu que o dia no mar tinha corrido “bem”.