A EDP Renováveis e a empresa francesa Lhyfe anunciaram um acordo industrial para desenvolver projetos de hidrogénio verde. O acordo visa identificar, desenvolver e gerir projetos nesta área do negócio e prevê que a EDP Renováveis venha a fornecer a eletricidade renovável necessária para a geração verde de hidrogénio.

A parceira prevê igualmente a identificação de oportunidades para desenvolver em conjunto projetos nos quais a EDP Renováveis poderá vir a ter uma participação de até 50%.

O objetivo deste acordo, que inclui ainda atividades de investigação e desenvolvimento e contratação, é criar valor, alavancando sinergias a partir da complementaridade das competências das duas empresas. Em particular, a EDP Renováveis espera aumentar o seu portefólio de negócios em França e contribuir para o desenvolvimento de projetos em outras geografias.

A Lhyfe concluiu recentemente uma oferta inicial de venda de ações de forma a financiar a sua estratégia de crescimento. A empresa com sede em Nantes, França, tem uma capacidade instalada de mais de 4,8 GW (gigawatts) em 93 projetos em desenvolvimento na Europa, dos quais 20 se encontram num estado avançado de desenvolvimento, refere o comunicado. A Lhyfe inaugurou em setembro a primeira unidade industrial ligada a um parque eólico e um abastecimento de água do mar que permite realizar a eletrólise (para produzir hidrogénio). A unidade situada em Bouin (Vendée), na costa ocidental francesa, já começou a fornecer hidrogénio verde para combustíveis de transportes na região.

O grupo EDP está envolvido em vários projetos industriais de hidrogénio verde com destaque para o consórcio GreenH2Atlantic cuja unidade de 100 MW prevista para Sines, foi um dos três seleccionados no âmbito do programa da União Europeia Green Deal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR