A recém-formada Polestar Portugal, que iniciará hoje a comercialização do seu primeiro veículo no nosso país, o Polestar 2, está preparada para reforçar rapidamente a sua gama de veículos. Daí que preveja lançar um novo veículo eléctrico por ano, a começar já em 2022.
A Polestar já tem no mercado o 2, uma berlina concebida sobre a mesma plataforma que também serve os Volvo XC-40 e C-40 Recharge, ou seja, um chassi que nasceu para montar motores de combustão, mas que foi adaptado para a instalação de baterias e motores eléctricos. Mas este será o último modelo que a Polestar vai basear numa plataforma que muitos consideram “multi-energia”, pois daqui para a frente serão utilizadas apenas arquitecturas específicas, optimizadas para modelos eléctricos.
Esta solução permite poupar peso, conceber uma frente mais curta – já que não vai alojar grandes motores de combustão, volumosas caixas de velocidades e sistemas mecânicos de tracção integral –, incrementando o espaço disponível para o habitáculo e mala. Estes argumentos tornam os veículos mais eficientes, o que se traduz por maior autonomia com menor capacidade de bateria.
O próximo Polestar a ser introduzido no mercado será o 3, uma espécie de XC90 100% a bateria, o que até se compreende, uma vez que vai igualmente servir de base para o sucessor deste SUV topo de gama eléctrico da Volvo. O 3 será revelado ainda este ano, prometendo ser comprido, com grande distância entre eixos, mas mais baixo do que um SUV convencional, para ganhar em agilidade e distribuição de massas, tornando-se mais agradável de conduzir.
Depois do Polestar 3 virá o 4, em 2023, de novo um SUV, mas mais pequeno do que o 3, com a marca que é pertença da Volvo e da Geely a respeitar a ordem cronológica, mas não a determinada pelas dimensões. O 4 será similar ao actual XC60, mas sempre exclusivamente eléctrico. A seguir surgirá o Polestar 5, uma espécie de Grand Coupé desportivo de quatro portas, que deverá ser baseado no protótipo Precept. Ao contrário dos Polestar 3 e 4, o 5 possuirá uma plataforma a ser utilizada apenas por esta marca, o que não deixa de ser estranho, face aos interesses no mundo dos veículos eléctricos que a Volvo e a Geely também possuem. O Polestar 5 está agendado para 2024.