787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comunidade religiosa da Ucrânia indignada com o mural de Santa Javelin pintado em Kiev. Grupo artístico acusa autarca de Kiev de vandalismo

Este artigo tem mais de 1 ano

Símbolo da resistência ucraniana, Santa Javelin é um meme muito popular da guerra. Agora, mural com a figura causa controvérsia por duas razões. Nenhuma tem que ver com a arma que segura na mão.

Saint Javelin mural in Kyiv
i

A arma que a Virgem Maria tem ao colo é o FGM-148 Javelin, um lançador de mísseis antitanque portátil, produzido e desenvolvido pelos Estados Unidos

Future Publishing via Getty Imag

A arma que a Virgem Maria tem ao colo é o FGM-148 Javelin, um lançador de mísseis antitanque portátil, produzido e desenvolvido pelos Estados Unidos

Future Publishing via Getty Imag

A imagem da Virgem Maria com uma arma na mão foi recentemente pintada na parede de um prédio no distrito de Solomyansky, região de Kiev, na Ucrânia. Não se trata de uma arma qualquer: é um FGM-148 Javelin, lançador de mísseis antitanque portátil, produzido e desenvolvido pelos Estados Unidos e capaz de destruir um tanque até quatro quilómetros de distância. E não é uma santa qualquer.

A “Santa Javelin” tornou-se um símbolo da resistência ucraniana mas, no entanto, o mural foi recebido com indignação por parte da comunidade religiosa do país.

O Conselho de Igrejas da Ucrânia considerou, em comunicado, que as paredes dos edifícios não são “uma galeria privada, mas um espaço público”, exigindo o cumprimento da lei e “o devido respeito pelas crenças religiosas da sociedade ucraniana”.

Por sua vez, o ex-jornalista Christian Borys, que esteve na origem da figura, comentou a polémica no Twitter: “Entendo que algumas pessoas religiosas se ofendam com a Santa Javelin, mas sugiro que leiam literalmente qualquer coisa sobre a longa, longa história de ícones religiosos usados ​​para apoio moral na guerra. Este símbolo significa muito para muitas pessoas agora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É o grupo de arte Kailas-V o responsável pela criação desta peça de arte urbana, cujo objetivo é angariar dinheiro para a restauração da Ucrânia. À Sky News, Kailas-V acusa Vitali Klitschko, autarca de Kiev, de vandalizar o graffiti, tapando a auréola azul. Como se pode reparar, na imagem partilhada por Borys esta quarta-feira a auréola azul ainda é visível, mas na fotografia principal deste artigo ela não está presente.

O líder do grupo, Yama Volk, garantiu à televisão britânica que receberam “muito” apoio dos residentes da zona. “Todos ficaram felizes, mas Klitschko decidiu cometer vandalismo.”

Fora o mural, a imagem já foi impressa em camisolas — Borys ofereceu inclusive uma ao Presidente Zelensky — sacos de pano, canecas, autocolantes, entre outros objetos que estão a ser vendidos no site da Santa Javelin que nasceu para ajudar a Ucrânia.

Christian Borys não reclama para si a paternidade da figura. O ex-jornalista canadiano inspirou-se numa Virgem Maria com uma Kalasnikov pintada em 2012 pelo norte-americano Chris Show que se tornou num meme posteriormente, sendo a AK-47 substituída por um rocket de mísseis.

Quando a invasão russa da Ucrânia se deu a 24 de fevereiro, não quis ficar quieto, contou o próprio à BBC. Pensando numa maneira de ajudar, lembrou-se da Santa Javelin que circulava na internet, tendo viralizado no Reddit e no Twitter. Pediu a um amigo que recriasse a imagem e começou assim a imprimi-la em vários suportes para angariar fundos.

A imagem acabava por ganhar um novo conceito e sentido: já não simbolizada apenas a resistência ucraniana, como apontava para a ajuda que o Ocidente dava à Ucrânia.

A arma que a Virgem Maria segura é “o ícone do apoio militar dos EUA aos seus aliados”, afirmou Yohann Michel, analista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Berlim, ao El País. O Presidente Joe Biden, numa visita a uma das fábricas que produzem os Javelin, até brincou com o facto de os pais ucranianos estarem a chamar os seus filhos de “Javelin” ou “Javelina” por causa da sua eficácia, noticiava a CBS News no início deste mês.

Land Forces brigade of Armed Forces of Ukraine holds training at Rivne test site

O FGM-148 Javelin nas mãos de um militar ucraniano

Volodymyr Tarasov/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Images

O Javelin “é um míssil antitanque equipado com um sistema que não necessita de ser teleguiado para atingir o alvo”, o que possibilita uma maior proteção ao atirador, já que se pode abrigar após efetuar o disparo, explicou Siemon Wezeman, especialista em comércio de armas do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, ao jornal espanhol.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora