O grupo Toyota Motor Corporation, que inclui a marca de luxo Lexus, pode ter entrado um pouco mais tarde no mundo dos veículos eléctricos, mas a realidade é que parece estar a recorrer à sua grande experiência nos híbridos e PHEV para retirar da manga uma série de trunfos e bater-se com os melhores fabricantes europeus. A prova mais recente é o protótipo Lexus Electrified Sport Concept, que será mostrado ao público a 23 de Junho, durante o Goodwood Festival of Speed.

A Lexus já possui um veículo eléctrico no mercado, o UX300e, equipado com um motor de 204 cv e uma bateria com 54,3 kWh, que é capaz de ir de 0-100 km/h em 7,5 segundos e garantir uma autonomia de 315 km, dados não muito entusiasmantes, tendo em conta a imagem do construtor. Agora a marca de luxo do grupo Toyota prepara-se para introduzir no mercado o Lexus RZ450e, já com dois motores e 313 cv, que graças a uma bateria com 71,4 kWh lhe permite franquear a fasquia dos 100 km/h em 5,6 segundos, para depois percorrer 400 km entre recargas. Valores mais interessantes, mas que ainda não alinham pelos melhores do segmento.

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Esse papel de liderança está reservado a veículos como o que deverá derivar do Lexus Electrified Sport Concept, uma espécie de Lexus LFA, mas eléctrico alimentado a bateria, que combina formas extravagantes com níveis de potência e capacidade da bateria muito entusiasmantes. Há muitos detalhes que ainda se desconhecem, mas certo é que o coupé desportivo vai ser muito potente, uma vez que promete ir de 0-100 km/h “acima, mas muito próximo, dos 2 segundos”. Ora isto implica uma potência algures entre os 1500 cv e os 1800 cv.

Outro dos dados avançados sobre o esguio coupé desportivo foi a autonomia, que deverá rondar 700 km entre recargas. Para isto é necessário possuir uma bateria com 100 kWh, no mínimo, e mais leve do que o normal. Depois ajuda que seja aerodinâmico e, aqui, o Electrified Sport Concept aparece com linhas fluídas, sem que a sua estética perca toda a personalidade ou corra o risco de parecer um “supositório”, como acontece hoje com o Mercedes EQXX, ou aconteceu em 2013 com o VW XL1.

Resta esperar que a exibição de Goodwood traga consigo os elementos que faltam conhecer e, sobretudo, a indicação de quando poderemos ver à venda um superdesportivo deste calibre.

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