O ministério da educação da China ordenou a retirada de um manual escolar estatal de circulação, depois de terem sido encontradas várias imagens com conteúdo considerado nas redes sociais chinesas como “inapropriado”.
Segundo o The Guardian, o manual de matemática contém imagens de pessoas com caras distorcidas, onde os rapazes são retratados a apalpar os seios da raparigas, e com uma das crianças a exibir o que aparenta ser uma tatuagem na perna. Noutra das imagens, um rapaz parece vestir um conjunto de roupa que se assemelha às cores da bandeira norte-americana.
#China's Ministry of Education said it has ordered rectification and will launch an examination of all the textbooks for primary and middle school students, after reports of inappropriate illustrations on a math textbook from its in-house publisher triggered a public outcry. pic.twitter.com/lBF8gxaVMN
— PekingScroll (@Peking_Scroll) May 28, 2022
O Ministério da Educação chinês anunciou, ainda segundo o jornal britânico, que vai rever todos os manuais escolares, desde o ensino primário ao ensino secundário, “para garantir que os manuais aderem à orientação política e de valores correta, à promoção da excelência da cultura chinesa e que se enquadram na estética habitual do público“.
A set of Chinese textbooks were pulled from schools after its illustrations were criticized for being ugly, pornographic and covertly pro-American.
The books, published by a state-owned Chinese educational publisher, went viral on China’s Weibo platform https://t.co/jQTMZ7zPTR pic.twitter.com/xr1LFK2m1f
— Bloomberg Originals (@bbgoriginals) May 27, 2022