O Governo alemão lançou um super-passe de nove euros mensal que vai permitir à população circular de transporte público por todo o país nos próximos três meses. A medida disponível a partir desta quarta-feira insere-se no pacote de apoios ao rendimento das famílias por causa da inflação e da subida dos preços dos combustíveis. Mas outro objetivo é incentivar os alemães a usarem menos o automóvel.

O super-passe não conta nos comboios de maior velocidade que servem as principais cidades, mas será possível atravessar a Alemanha em comboios regionais nos meses de junho, julho e agosto, para além de viajar nos comboios locais.

Condições para usar o bilhete de 9 euros

A medida está a ser considerada um sucesso pelo Governo alemão, com a venda de sete milhões de passes. No entanto, o afluxo de passageiros está já a trazer problemas à operadora ferroviária Deutsche Bahn que está a ter dificuldades em acomodar toda a procura, o que tem vindo a causar atrasos e supressões.

Em abril, apenas 70% dos serviços ferroviários cumpriram os horários, o que está já a suscitou criticas a este plano, mas o ministro dos Transportes, Volker Wissing, desvaloriza, afirmando que não foram relatados problemas na rede, além de que, diz, apenas 80% da capacidade está a ser usada.

O pacote de medidas alemãs inclui ainda uma redução do imposto petrolífero em cerca de 30 cêntimos por litro o que permitiu baixar os preços para menos de dois euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR