Combates violentos eclodiram esta manhã no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), após um novo ataque de rebeldes do M23 [Movimento 23 de Março], segundo as forças armadas governamentais.

O ataque teve como alvo a cidade de Bunagana, antigo reduto rebelde tomado pelo exército em 2013, na província de Kivu do Norte, na fronteira com o Uganda.

O porta-voz do governador militar da província, general Sylvain Ekenge, citado pela agência AFP, disse que os combates são intensos.

Segundo Damien Sebusanane, responsável de uma associação local da sociedade civil, a maior parte da população fugiu do centro da cidade, importante ponto de passagem de mercadorias entre a RDCongo e o Uganda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o administrador militar local, coronel Muhindi Lwanzo, efetivos das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) foram atacadas pelo M23 em Bunagana e na cidade vizinha de Tshengerero,

Damien Sebusanane disse que tanques do exército efetuaram disparos de morteiros contra os atacantes.

Os rebeldes são maioritariamente da etnia tutsi, que foi derrotada em 2013 por Kinshasa, mas o M23 voltou a pegar em armas no final de 2021, acusando as autoridades da RDCongo de não terem respeitado os acordos de paz assinados no Quénia entre as duas partes beligerantes após a derrota militar da rebelião.

O governo de Kinshasa acusa o Ruanda de apoiar o M23, o que Kigali nega reiteradamente.