O primeiro-ministro, António Costa, reconheceu, esta quarta-feira, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vive uma “situação grave” no que diz respeito ao encerramento das urgências de obstetrícia em vários pontos do país.

Em declarações na sede do PS juntamente com Lars Klingbeil — presidente do partido alemão SPD —, António Costa descreveu que esta situação se deve a uma “conjugação de problemas”. Um deles foi a Covid-19, que “afetou vários médicos”, enquanto outro se relaciona com a “acumulação de feriados”.

“Mas, para além destes problemas de contingência, há problemas estruturais que precisam de ter resposta”, admitiu António Costa, indicando que a ministra da Saúde, Marta Temido, dará uma conferência de imprensa esta quarta-feira, às 19 horas, “tendo em vista responder não só à situação de contingência, mas sobretudo encontrar uma resposta estrutural aos desafios do SNS”.

António Costa sublinhou que a ministra vai apresentar, na conferência de imprensa, um “programa estrutural para resolver um problema que existe no SNS, que tem de ser enfrentado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR