A Volkswagen prepara-se para revelar, já no próximo dia 27, o chamado Volkswagen Aero, um novo modelo eléctrico com base na MEB que, apesar de ter dimensões similares à do extinto Passat (berlina), deverá oferecer um espaço superior. Mais próximo, portanto, da habitabilidade do Arteon, pois o facto de usufruir de uma arquitectura especificamente projectada para alojar baterias e motores eléctricos permite, entre outras vantagens, tirar partido da ausência do túnel central e de mecânicas mais volumosas.

O Volkswagen Aero fará a sua estreia digital ainda como um “estudo de pré-produção”, mas a versão definitiva não tardará a ser lançada no mercado. E, neste ponto, o construtor de Wolfsburg parece ter as prioridades bem definidas, pois a primazia caberá à China. No maior mercado automóvel do mundo, a portentosa berlina a bateria da Volkswagen vai tentar atrair “clientes da classe média alta”. Ou seja, o target continuará em linha com aquele que era o público-alvo do Passat, mas a concorrência colocou a fasquia bem lá em cima. Com adversários como o Tesla Model 3, o Polestar 2 ou o BMW i4, o futuro ID não terá pela frente uma vida comercial facilitada… O “truque” deverá residir nas melhorias da MEB, pois o grupo já comunicou aos accionistas que esta arquitectura seria revista para o próximo lançamento da VW. Assim, será razoável esperar uma autonomia de até 700 km, o que implica uma bateria de, pelo menos, 100 kWh de capacidade. De momento, o acumulador mais generoso ao serviço dos ID possui 77 kWh utilizáveis, podendo a bateria ser recarregada com potências de até 125 kW em corrente contínua (DC). Este ponto também deve ser revisto, com a carga rápida em DC a passar a aceitar mais de 200 kW.

2 fotos

Fugas de registos levam a crer que a denominação do futuro modelo será ID.7, informação ainda não confirmada pela marca. A ser assim, o “7” não corresponde propriamente à “arrumação” na gama, mas os números abaixo já estão atribuídos. Mais relevante é a indicação, fornecida pelo próprio fabricante, de que a versão de série do Aero também chegará aos Estados Unidos e à Europa, com o modelo destinado a estes mercados a ser apresentado no decorrer do próximo ano e a produção assegurada pela fábrica de Emden, na Alemanha. Na China, a berlina germânica iniciará a comercialização no segundo semestre de 2023.

Correm rumores que, uma vez lançado o ID.7, a Volkswagen tratará de adicionar uma variante mais familiar, a carrinha ID.7 Tourer, com base no concept Space Vizzion. Garantida parece estar igualmente uma versão mais desportiva, o que significa que haverá também um ID.7 GTX, tal como já acontece com os ID.4 e ID.5.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR