Começou por ser um negócio em andamento, entrou num hipotético cenário de maior complicação, teve os habituais outros interessados incluindo uma alegada abordagem de outro clube nacional, voltou a levar as partes à mesa das negociações, teve o final esperado para o Benfica (o que nem sempre acontece neste tipo de folhetins de verão no mercado de transferências): Enzo Fernández está certo como reforço da equipa da Luz para a próxima temporada, em moldes diferentes do que tinham sido descritos nos últimos dias.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa chegou a um princípio de acordo com o River Plate para a aquisição dos direitos desportivos e de 75% dos direitos económicos do jogador Enzo Fernández, pelo montante de € 10.000.000 (dez milhões de euros), ao qual poderá acrescer um valor variável de € 8.000.000 (oito milhões de euros)”, anunciou a SAD encarnada à CMVM. Ou seja, se a parte da divisão do passe era conhecida e se o valor total tinha sido também abordado pela imprensa local, a divisão entre montantes fixos e variáveis acabou por ser a novidade no comunicado enviado esta manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As linhas gerais do acordo tinham ficado fechadas esta quarta-feira numa nova deslocação de Rui Pedro Braz, diretor desportivo dos encarnados, à Argentina, onde já tinha estado no último mês com o jogador, os seus representantes e responsáveis do River Plate. Assim, fica apenas por saber quando é que o médio pode viajar para Portugal, tendo em conta que a formação sul-americana continua a disputar o Campeonato e tem ainda a Taça dos Libertadores, um dos grandes objetivos da equipa de Marcelo Gallardo.

“O meu sonho é ganhar a Libertadores. É uma competição muito importante e vamos trabalhar para a conseguir. Sou um jogador que sempre sonhou estar no River e desfrutar do presente. Estou numa posição privilegiada e quero continuar a ganhar títulos, é isso que me faz feliz. O dia a dia aqui é impressionante. O River é a minha casa, estou aqui desde os cinco anos. Ter vindo para aqui tão pequeno e agora estar neste nível enche-me de felicidade. É um clube muito grande a nível mundial. É a minha vida, a minha casa, tudo para mim. Jogar na Europa é um objetivo mas não estou ansioso para emigrar. Isso está a cargo do meu agente, eu estou a aproveitar o dia a dia aqui no River. Estou muito feliz, sempre sonhei com isto”, tinha referido o médio há menos de duas semanas, em entrevista aos meios da Liga argentina.

Depois de ter sido cedido por empréstimo ao Defensa y Justicia após concluir a formação no conjunto de Buenos Aires, Enzo Fernández está a atravessar o melhor momento nos millonarios, com dez golos e sete assistências em 25 jogos realizados entre Campeonato e Taça dos Libertadores em 2022.

Sai o ala internacional brasileiro de 26 anos, entra o ala internacional brasileiro de 25 anos: Benfica vende Everton e anuncia David Neres

O médio argentino é o quinto reforço confirmado para a temporada de 2022/23, depois de Petar Musa (avançado do Boavista, cinco milhões de euros não confirmados oficialmente além de 50% dos passes de Ricardo Mangas e Vukotic), Ristic (lateral esquerdo do Montpellier, custo zero), Alexander Bah (lateral direito do Slavia Praga, oito milhões de euros não confirmados oficialmente) e David Neres (ala do Shakhtar, 15,3 milhões de euros). No total, o Benfica já investiu neste mercado 38,3 milhões de euros, valor a que vai ainda acrescer a obtenção dos objetivos desportivos previstos no contrato.