Em Portugal, apesar de gostarmos de falar do tempo, a climatização das casas não é um tema consensual: a maioria das habitações não tem os melhores isolamentos térmicos do mundo, e faça frio ou faça sol, nós continuamos a usar o mesmo tipo de tecnologia que os nossos bisavós usavam, ou então aventuramo-nos por vídeos de DIY no Youtube para fazer um “ar condicionado caseiro” com uma ventoinha e um balde de gelo.
Por isso, para aquelas pessoas que ainda têm a casa toda às escuras “para não entrar o calor”, temos a resposta na ponta do dedo: mais vale ir à Worten. Lá encontram tudo o que precisam para ter um clima feito à vossa medida e temperatura corporal, e, ainda por cima, com uma campanha de 25% desconto em ventilação e ar condicionado.
É que hoje em dia há mesmo tudo para todos os gostos: ar condicionado fixo, portátil, com desumidificador, wi-fi, purificação do ar, split, multi-split, etc.
E por isso é que é tão fascinante estarmos em 2022 e ainda existirem pessoas que dizem que não gostam de Ar Condicionado. É difícil confiar em alguém que nos diz que não gosta de ar condicionado, não é? A única possibilidade para não gostar é nunca ter experimentado um bom Swing, com aquela ventoinha do ar condicionado a mover-se lentamente como se nos soprasse uma brisa da floresta.
A pergunta é: o que há para não gostar num ar condicionado? É perfeito.
Só de imaginar a frase “não gosto de ar condicionado” faz logo lembrar aqueles amigos que dizem que não gostam dos Santos Populares, mas quando vão ficam até às 5 da manhã a fazer o comboio e a cantar Marante.
E foi a pensar especificamente neste grupo de pessoas que desenvolvemos o GPCCQPIAC – o Guia Prático de Como Convencer Qualquer Pessoa a Instalar Ar Condicionado.
Agora que já estão preparados para qualquer desafio de climatização, vamos aos detalhes de especialista: nos últimos anos, a nossa casa tornou-se num dos espaços onde passamos mais tempo e, por isso, começámos a dar mais importância ao conforto térmico, à humidade dos espaços e à própria qualidade do ar.
Tornou-se mais importante que nunca garantir que o ar que respiramos dentro de nossa casa se encontra limpo e livre de microrganismos, não só como uma forma de melhorar a nossa saúde respiratória, como de conforto no dia a dia e durante o sono.
Mas a climatização é, acima de tudo, um tema de conforto e, por isso, há diferentes tipos de climas perfeitos para cada casa e para cada pessoa.
Há os que gostam sempre de se sentir no Deserto do Saara mesmo que esteja a nevar. Os que estão sempre com os calores, e improvisam leques para se abanarem com folhas A4 e revistas. Há ainda os que gostam de habitar numa arca frigorífica, e depois existem também os sensatos, que gostam de ter uma temperatura ambiente confortável, ali nos 20ºc, enquanto ouvem Bach ou Chopin.
A boa notícia é que para todos estes perfis existem soluções de climatização para criar o clima perfeito. Para isso, mais vale ir à Worten ou a worten.pt e perguntarem a um dos técnicos especialistas da Worten que vos explica qual o melhor equipamento para a vossa casa e porquê, através de um diagnóstico detalhado. Se preferirem, podem também descobrir qual é o vosso perfil e o equipamento correspondente num quiz para ficarem com a Memória Fresquinha.