É uma alternativa aos pesticidas. Mais de uma dúzia de cabras viajaram até Riverside Park, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o propósito de usufruir de um banquete de ervas daninhas.

Oriundos da quinta de GreenGoats da cidade nova iorquina Rhineback, estes visitantes foram libertados em Manhattan — como se vê no vídeo abaixopara devorar os arbustos que já cresceram demasiado. Entre essa vegetação de tamanho excessivo, há inclusive algumas espécies perigosas para os humanos, como a hera venenosa.

“Já viram esta encosta? Disseram-me que era a margem mais íngreme a Este de Palisades”, afirmou à Reuters John Herrold, presidente interino e chefe executivo do Riverside Park Conservancy, destacando: “Imagina tentares equilibrar-te ao mesmo tempo que arrancas plantas invasoras para depois poderes plantar espécies nativas que seguram melhor o solo e permitem um melhor habitat para a vida selvagem”.

Tirando partido do seu apetite natural por folhas verdes, as cabras acabam por ser uma “abordagem engenhosa”, carateriza a agência de notícias, na remoção de espécies invasoras sem recorrer aos tradicionais químicos poluentes.

“Elas adoram isto”, garante Herrold. “Comem heras venenosas, bagas de porcelana, rosas multiflora. E é disso que estamos a tentar ver-nos livres.

Das 20 cabras, quatro vão viver no Riverside Park até ao fim do verão, continuando a comer ao longo de quase um hectare de parque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR