A Organização das Nações Unidas (ONU) não têm poder para acabar com a guerra na Ucrânia, disse esta sexta-feira o Papa Francisco em entrevista à agência Télam.

O Santo Padre considera que, apesar da instituição ser capaz de ajudar a prevenir conflitos, “não tem poder” para travar uma guerra, nem na Ucrânia, nem em outras zonas do mundo. Segundo Francisco, a constituição das Nações Unidas não lhe dá esse tipo de capacidade.

Não quero ofender, sei que há gente muito boa a trabalhar, mas neste ponto não têm poder para se impor. Ajudam sim para evitar guerras”.

As organizações internacionais precisam de “coragem e criatividade”, disse ainda o Papa, que considera que estas são duas características fundamentais para ultrapassar os conflitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta semana, o Sumo Pontífice já tinha falado sobre o conflito da Ucrânia, insinuando que a Rússia tem uma postura imperialista e que desencadeou uma “guerra cruel e sem sentido”.

Papa Francisco insinua que Rússia tem postura “imperialista e expansionista” e critica “guerra cruel” na Ucrânia

Perante uma delegação de líderes ortodoxos, o Papa deixou uma mensagem à Rússia, apesar de não mencionar o país. Afirmou que é preciso “reconhecer que a conquista armada, o expansionismo e o imperialismo não têm nada a ver com o reino que Jesus proclamou”.