O Papa Francisco insinuou, esta quinta-feira, que a Rússia desencadeou uma “guerra cruel e sem sentido” contra a Ucrânia. O Sumo Pontífice mandou uma mensagem à Rússia (apesar de não mencionar o país) — Moscovo deve “reconhecer que a conquista armada, o expansionismo e o imperialismo não têm nada a ver com o reino que Jesus proclamou”.

Falando perante uma delegação de líderes ortodoxos, o Papa disse, citado pela agência Reuters, que o conflito na Ucrânia colocou os cristãos uns contra os outros: “A reconciliação entre os cristãos, como um meio de contribuir para a paz entre pessoas em conflito, é algo que deve ser tomado em consideração nestes dias”, isto numa altura em que “muitos cristãos estão a lutar uns contra os outros”.

Na quarta-feira, o Papa Francisco condenou os “ataque bárbaros” a um centro comercial na cidade de Krementchouk. “Trago todos os dias no coração a querida e martirizada Ucrânia, que continua a ser flagelada por ataques bárbaros, como o que atingiu o centro comercial de Krementchouk”, lamentou citado pela Agência Ecclesia.

Além disso, o Sumo Pontífice apelou ao fim da “guerra louca”. “Não deixemos de socorrer a população ucraniana, tão sofredora”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR