Várias transações imobiliárias que envolvem a Fundação do príncipe Carlos e a firma do milionário Lord Brownlow estão a ser investigados por um regulador escocês de instituições de solidariedade social. O Scottish Charity Regulator confirmou que vai analisar os pagamentos feitos pela Havisham Properties, que alegadamente comprou 11 casas de um projeto ecológico do Príncipe de Gales que terá fracassado.

Os planos originais do príncipe passavam por construir uma vila ecológica com 770 casas em Knockroon, num projeto com o objetivo de atrair emprego e revitalizar a antiga comunidade mineira. No entanto, o empreendimento ficou paralisado pela falta de procura e apenas 31 das propriedades foram concluídas. O magnata Lord Brownlow, nomeado administrador da Prince’s Foundation em 2013, terá ajudado a salvar o projeto ao comprar 11 propriedades de uma subsidiária da fundação, entre 2012 e 2017, por 1,7 milhões de libras (cerca de 1,9 milhões de euros), noticia o The Guardian.

A confirmação da investigação às transações surge após o The Sunday Times ter divulgado que o príncipe Carlos concedeu um título a Lord Brownlow, proprietário da Havisham Properties, depois de aceitar os milhões de euros da compra das casas.

Em 2018, após o magnata ter concluído as transações das casas em Knockroon e ter deixado o cargo de administração da fundação, foi-lhe concedido o título de Comandante da Ordem Vitoriana. Ao jornal britânico, um porta-voz da fundação confirmou a nomeação, referindo que surgiu em reconhecimento do papel que desempenhou enquanto administrador da instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já em 2014, dois anos após ter começado a adquirir as propriedades, Lord Brownlow realizava a sua festa de aniversário de 50 anos na Dumfries House, uma mansão perto de Knockroon, comprada pelo príncipe de Gales em 2007.

Esta é a mais recente polémica que envolve o príncipe Carlos após ter sido noticiado, na semana passada, que recebeu pessoalmente uma mala com um milhão de euros de um sheik do Qatar.

Príncipe Carlos recebeu pessoalmente mala com um milhão de euros de sheik do Qatar

O príncipe garante que não fez nada de ilegal e que os donativos seguiram para o Fundo de Caridade do príncipe de Gales, instituição que já levantou problemas no passado, quando, alegadamente, um magnata saudita fez donativos no valor de 1,75 milhões de euros em troca de um título honorário.

Na mesma semana foi ainda revelado que o príncipe terá pressionado o governo britânico para alterar uma lei. Documentos divulgados pelo The Guardian mostram que o príncipe Carlos conseguiu mexer na reforma da lei de arrendamento — em vigor desde os anos 60 —, pressionando os ministros da altura a criar uma exceção no documento para evitar um confronto direto com a família real.

Em 1993, Governo britânico foi pressionado pelo príncipe Carlos para alterar lei