Geopolítica

Geopolítica

Tucídides: Um clássico na Católica

174
Com Tucídides aprendi que a guerra é um mestre severo. Decisões atrozes são vistas como inevitáveis para prevalecer. Torna-se ténue a linha entre o certo e o errado, o bom senso enterrado na decência.
Espionagem

Embaixada russa critica Londres no caso Skripal

A embaixada russa em Londres denunciou falta de informação da parte dos britânicos sobre a morte do exilado russo Nikolai Glouchkov e o envenenamento do ex-agente duplo Serguei Skripal e da filha.
Geopolítica

Trump propôs encontro com Putin na Casa Branca

O presidente dos EUA propôs um encontro com Vladimir Putin, o presidente russo, na Casa Branca, nos EUA. O anúncio foi feito por Moscovo, esta segunda-feira, mas o convite foi feito a 20 de março.
Geopolítica

"Não temos nenhum espião russo", diz Nova Zelândia

País afirma que apoia Reino Unido, mas não expulsa diplomatas russos por considerar que não há nenhum "com perfil de espião" na Nova Zelândia. "Se houvesse, já teríamos tomado medidas."
Geopolítica

Rússia. 23 países expulsam diplomatas russos

195
Por suspeitas de envolvimento russo no caso do envenenamento em Salisbury, no Reino Unido, os Estados Unidos expulsaram 60 diplomatas. No total, são já 23 países - e o número continua a subir.
Economia

"Nuvens negras" estão a formar-se para 2020

Consultora Gefira avisa que está a criar-se uma "tempestade perfeita" na economia europeia e nos mercados financeiros globais. Na análise da Gefira, a instabilidade nos mercados pode voltar em 2020.
Geopolítica

Rússia acusa Reino Unido de violar diplomacia

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusou Putin de ter ordenado ataque com veneno. Kremlin reagiu dizendo que as palavras de Boris Johnson são "chocantes" e "imperdoáveis".
Tratados Internacionais

Austrália e Timor assinam tratado de fronteiras 

Austrália e Timor-Leste assinam um tratado que define as fronteiras marítimas na terça-feira, em Nova Iorque. Xanana Gusmão não estará presente neste momento importante entre os dois países.
União Europeia

A Geopolítica Europeia para 2018

A perceção, sobretudo para os países do leste e em especial o grupo de Visegrado, é a de “uma teoria dos clubes” ressentida como discriminatória, uma espécie de balcanização do projecto europeu.
Geopolítica

2018. Eurasia "pressente" grande crise inesperada

136
"O mundo tornou-se um local mais perigoso", diz a consultora de riscos políticos Eurasia Group, que vê uma mudança tectónica no poder, a nível global, capaz de causar "terramotos".
Geopolítica

Das narrativas morais

Tanto nos preocupámos com a possibilidade do “Outro” mudar a face da nossa “civilização” que nos esquecemos que, a maioria das vezes, as civilizações se corroem por dentro.
Geopolítica

Coreia do Norte ameaça EUA com "ação enérgica"

Coreia do Norte ameaçou hoje realizar uma "ação justa e enérgica" se os EUA continuarem com a atual política militar e de endurecimento de sanções.
Coreia do Norte

A Coreia do Norte tem capacidade nuclear. Como?

661
É um dos países mais herméticos do mundo, sem parcerias internacionais na área da Defesa nem acordos comerciais para a aquisição de material tão sensível. Mas a Coreia do Norte é um Estado nuclear.
Viral

G20. A imagem que se tornou viral (mas é falsa)

679
Trump na beirinha da cadeira, debruçado, a ouvir. Erdogan de mão no queixo, expectante. No centro, que nem um Don da família Corleone, Putin. A foto está a correr mundo. Só há um problema: é falsa.
Geopolítica

O Apelo de Praga: em nome da Renovação Democrática

O Apelo condena a tendência para anunciar o “fim do Ocidente”. Flutuações políticas passageiras no interior das velhas democracias não alteram a aliança fundamental dos democratas e das democracias.
Geopolítica

Coreia do Norte faz grande exercício de artilharia

316
Quase ao mesmo tempo que um submarino norte-americano atracou num porto na Coreia do Sul, na Coreia do Norte o regime de Kim Jong-Un fez um exercício com mísseis de longo alcance.
Democracia

Na terra do la la

187
Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.
Presidente Trump

Trump dá cartão amarelo ao Irão por lançar míssil

O Irão está "sob aviso" por causa do lançamento de um míssil de testes no domingo. Donald Trump acordou esta quinta-feira e, no Twitter, deu a entender que a relação entre EUA e Irão não vai ser fácil
Geopolítica

G3, o regresso dos impérios e a nova Rota da Seda

Para muitos este novo G3 poderá fazer lembrar a famosa Trilateral ou qualquer Grupo de Bildeberg. Não será, todavia, necessário apelar a teorias da conspiração para concluir pela sua plausibilidade.
Política

Passos e Cristas. Em uníssono menos na estratégia

134
Passos Coelho atropelou o discurso de Cristas, mas estiveram em uníssono ao apontar baterias ao governo PS e à maioria parlamentar. É no discurso sobre o futuro que mais se distinguem.
Conversas à Quinta

O mundo é um lugar cada vez mais imprevisível

Para onde vamos, agora que as certezas de que a ordem democrática e liberal tinha triunfado estão abaladas? Como imaginar um mundo quase sem crescimento económico mas com Putin, Erdogan ou Trump?
Geopolítica

FMI.Conflitos na Ucrânia e Líbia tiram 0,1% ao PIB

O aumento das tensões e do número de atentados terroristas estão a empurrar os países para políticas mais nacionalistas que podem vir a prejudicar o crescimento mundial, alerta o FMI.
Mundo

Soros: Putin é perigo maior do que Estado islâmico

593
George Soros, conhecido investidor e filantropo, diz que o Presidente russo está a tentar provocar o colapso da União Europeia, para se vingar das sanções económicas e para salvar a sua própria pele.
Geopolítica

Realpolitik Turco-Israelita!

215
Mais que questões ideológicas ou éticas, a decisão internacional voltou a ser lida como fruto do pragmatismo e do interesse nacional. A provar este mote estão a Turquia e Israel. Vejamos porquê.
Mercados Financeiros

Sabe qual é a moeda que mais sobe em 2015?

A reta final de 2014 foi um pesadelo para Vladimir Putin, com a queda do preço do petróleo a atirar a economia russa para a recessão. Mas, depois da tempestade, parece estar a chegar (alguma) bonança.
Energia

Petróleo no sapatinho

110
É possível contar a história do mundo nas últimas décadas a partir dos preços do petróleo. Mas isso não nos permite adivinhar o que vai acontecer agora.
Rússia

O que reserva a geopolítica russa para Portugal?

427
A ambição: “O Império Russo ocupará o território da Euroásia histórica: quase toda a União Soviética (sem algumas das repúblicas da Ásia Central) mais a península à esquerda no mapa, chamada Europa".
Mundo

A ordem mundial em 5 séculos e 3 continentes

575
Henry Kissinger reincidiu. O velho político, conselheiro, académico, voltou a escrever uma obra de referência. Agora sobre "A Ordem Mundial". O Observador pré-publica um extrato desse livro.
Crise do Petróleo

O petróleo como arma geopolítica

308
A descoberta do “petróleo de xisto” nos Estados Unidos constitui uma das transformações geopolíticas mais relevantes dos últimos anos e terá repercussões enormes na política mundial.
Mundo

O velho dilema imperialista norte-americano

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está sob ataque – por ser um presidente fraco que lidera uma nação em retirada, desgastada pela guerra e pela postura global.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)