435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Geopolítica

Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O repensar da gestão de risco face à geopolítica

A instabilidade geopolítica e a desglobalização obrigam a um repensar pragmático do desafio estratégico para cada organização e, consequentemente, ao reforço de competências na gestão de risco.
Relações Internacionais

Dissimulação na política internacional (II)

A orquestração conceptual do Kremlin é reveladora. O Czar decidiu não chamar os bois pelos nomes porque considerou a possibilidade de que uma guerra poderia ser mal vista por boa parte do povo russo.
União Europeia

Riscos de descontinuação da geopolítica europeia 

A esperança da política é que, nos próximos quatro anos, a governação europeia, e em especial a dupla Macron e Scholtz, saibam acautelar a balcanização da geopolítica europeia.
Explicador

NATO. "Putin não vai além da retórica"

Carlos Mendes Dias, líder do Centro Português de Geopolítica, considera que decisão da Finlândia e Suécia "é racional". Liliana Reis, investiga do IPRI, acredita que haja uma "agilização do processo".
A História do Dia

O que disse e o que quis dizer Zelensky

O discurso do presidente ucraniano ao Parlamento não chegou a 15 minutos, mas Zelensky fez vários pedidos a Portugal. Os ucranianos precisam de armas e da influência portuguesa em vários tabuleiros.
Gabinete de Guerra

Podemos esperar uma guerra a céu aberto?

Peritos apontam para combates a céu aberto mais difíceis para a Ucrânia. Espera-se maior concentração de forças em Donbass. A análise do Coronel Carlos Mendes Dias e do historiador Bruno Cardoso Reis.
Resposta Pronta

"China no Afeganistão vai mudar a política talibã"

Afeganistão recuou no regresso das raparigas à escola. Especialista Maria João Tomás diz que decisão "era mais que expectável", mas admite que "talibã estão mais comedidos". A razão pode ser a China.
Guerra na Ucrânia

Pequim avisa que não quer ser afetada por sanções

"A China não é parte interessada nesta crise, nem quer que as sanções [aplicadas à Rússia] a afetem", avisou o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, admitindo retaliação caso isso aconteça.
Gabinete de Guerra

Quais serão os próximos passos das tropas russas?

O major-general Arnaut Moreira destaca a "artilharia russa capaz de fazer estragos à distância" e as "armas ucranianas defensivas". Demora nos avanços é efeito da impaciência política sobre o militar?
Gabinete de Guerra

"Deitámos a Ucrânia para a panela em lume brando"

Carlos Mendes Dias, presidente do Centro Português de Geopolítica, salienta que "se se perde a Ucrânia, encostamos a fronteiras europeia na Polónia". Diz que "não condições" para o Ocidente fazer mais
Resposta Pronta

"Pouco para perdermos a liberdade", diz ucraniano

Dimitro Kornilov é fotógrafo, vive em Portugal, mas está em Kiev. Relata-nos a tensão que se vive na cidade, as filas para ao armamento e admite mesmo: "não tenho nenhuma ideia do que vai ser amanhã".
Emissão Especial

"Um virar de página da política internacional"

Carlos Gaspar, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, explica que sanções "são muito importantes politicamente" e "mostram que a Rússia está isolada das principais potências".
Resposta Pronta

EUA e Europa. "Sanções mais severas"

Bruno Cardoso Reis, historiador e comentador do Observador, acredita que, para já, os EUA e a Europa podem vir a impor sanções mais severas, mas que "uma ação militar" não está em cima da mesa.
Resposta Pronta

Paulo Rangel. Conflito "era expectável"

Eurodeputado português diz que "o conflito mudou drasticamente de natureza" na passada segunda-feira, depois do reconhecimento russo da independência de territórios ucranianos
Zoom

"Putin já passou a fase do bluff"

Sobre a escalada de tensão entre a Rússia e a Ucrânia, Germano de Almeida, especialista em relações internacionais, diz que neste momento "é mais provável a via do conflito do que da diplomacia".
Zoom

"Acordo entre UE e União Africana é uma ficção"

Ursula Von Der Leyen, presidente da CE, inicia hoje uma visita ao Senegal. Fernando Jorge Cardoso, especialista em estudos africanos, diz que para haver acordo falta "haver união política na Europa".
Resposta Pronta

Fronteira da Ucrânia. "União da UE? Não sabemos"

Investigadora Madalena Meyer Resende considera que "é cedo" para perceber planos de Putin na Ucrânia e diz que união dos líderes mundiais não é certa. "Alemanha continua refém da Rússia", sublinha.
Ucrânia

EUA retiram da Ucrânia as famílias da embaixada

Os EUA ordenaram a retirada das famílias de todos os trabalhadores da embaixada ucraniana, com receios de que uma invasão russa esteja iminente. UE diz que não se justifica "dramatizar" a situação.
Crime Informático

Ciberataque à Ucrânia: analistas culpam Rússia

Não foi o ciberataque mais grave à Ucrânia, mas deixou em baixo mais de uma dezena de páginas governamentais. Analistas apontam o dedo à Rússia, que tenta assim minar a confiança dos ucranianos.
China

Olímpicos de Pequim: mais política que desporto

Se as promessas forem cumpridas, os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, vão sofrer o primeiro boicote diplomático da história. É um espelho da tensão geopolítica do momento, entre EUA e China.
Geopolítica

Bombardeiros russos patrulharam Bielorrússia

Dois bombardeiros russos de longo alcance com capacidade nuclear patrulharam os céus da Bielorrússia, numa missão que visa enfatizar os estreitos laços de defesa entre os dois aliados.
Papa Francisco

Papa pede "diálogo" para resolver crise na Ucrânia

O Papa pediu que as tensões na Ucrânia sejam resolvidas com diálogo por parte da comunidade internacional e não com armas.
A Sexta Coluna

Considerações inoportunas

Sob o grande manto retórico da universalização de conceitos que todos parecem subscrever, persiste a contradição e o conflito de valores.
Economia

Abrandamento na China terá "consequências globais"

Secretária do Tesouro de Biden garante que os EUA estão a "monitorizar de perto" os riscos em torno da Evergrande e do imobiliário chinês. Mas não arrisca dizer se a China é capaz de gerir o problema.
Geopolítica

A nova (des)ordem mundial

O novo mundo do século XXI é multipolar, feito de várias potências cuja rivalidade existe com a interdependência. Quais as causas e consequências deste cenário? Um ensaio de Bernardo Futscher Pereira.
Taiwan

Cinco pontos sobre a tensão entre China e Taiwan

Pequim aumenta a pressão sobre Taipé com o envio de 150 aviões militares. O que pretende a China? Como reagiriam os EUA em caso de guerra? Invasão parece descartada, mas risco de escalada é real.
Geopolítica

Negócio de submarinos enfurece China e França

EUA e Reino Unido anunciaram parceria para dotar Austrália de submarinos nucleares. China diz que é exemplo de "mentalidade obsoleta", França, depois de um contrato rasgado, fala em "faca nas costas".
Coronavírus

China irá "contra-atacar" se a culparem pelo vírus

O regime chinês não irá aceitar ser o "bode expiatório" dos EUA. Ministério dos Negócios Estrangeiros avisa que "quem acusar a China, sem fundamentos, tem de estar preparado para um contra-ataque".
Entrevista

"Biden criou um problema onde ele não existia"

Thomas Barfield, antropólogo que conhece a sociedade afegã como poucos ocidentais, diz que os EUA acumularam erro atrás de erro e alerta para o "perigo real" que se pode voltar a gerar no Afeganistão.
União Europeia

Política verde atira Ucrânia para braços da Rússia

A Europa Central e de Leste enfrentam um trilema: como é possível compatibilizar competitividade e ambiente com soberania energética face à Rússia. No curto e médio prazo parece impossível de resolver
Geopolítica

Putin. Rússia defende-se de "planos agressivos" 

O Presidente russo garantiu que a Rússia defenderá firmemente os seus interesses e a segurança do país, e advertiu aqueles que tentam reviver a ideologia nazi.
Estados Unidos da América

Biden na Ásia

A estratégia de Biden para a Ásia não é perfeita. Mas tem por base uma leitura histórica e uma perceção do sistema internacional que se adequam ao momento que vivemos hoje. O que não é pouca coisa.
União Europeia

UE não quer utilizar vacina como meio de poder

Para o chefe da diplomacia europeia, a UE deve revitalizar o multilateralismo e não usar a vacina como um instrumento de poder. Assim, defende um fortalecimento da OMS e a autonomia estratégica da UE.
Governo

Governo defende acordo UE-Mercosul

Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, defende a importância do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, referindo que este tem uma dupla relevância.
Presidenciais 2021

A festa da Democracia

Podem ser os socialistas e as esquerdas aliadas que nos governam mas são “os fascistas” os culpados de todos os males portugueses, passados, presentes e futuros.
Geopolítica

China diz que Mike Pompeo é um "palhaço mentiroso"

A horas de Mike Pompeo deixar o cargo de Secretário de Estado dos EUA, o governo chinês acusou o responsável de "mentir descaradamente" ao considerar que o regime cometeu crimes contra a Humanidade.
Mundo

Será mesmo este o século chinês?

A nova administração Biden, que toma posse a 20 de janeiro, enfrenta uma série de desafios relativamente à China. É das últimas duas presidências, que Joe Biden deverá tirar as maiores ilações.
Mundo

“G'day”, comunidade internacional

A nova ascensão da China, que tem vindo a promover medidas assertivas através do seu regime autoritário por todo o globo, levará a Austrália a redefinir os seus planos geopolíticos e geoestratégicos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.