894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luiz Cabral de Moncada

Convidado

Artigos publicados

Orçamento do Estado

Os tão desejados desperdícios orçamentais 

Não é por razões económicas que as despesas orçamentais são mal calculadas. É por razões políticas. Mais dinheiro para os ministérios e repartições significa mais influência e poder político.
Liberalismo

Os pecados do liberalismo

O socialismo bolchevique e o fascismo geraram a escravatura e a brutalidade porque desprezaram a liberdade. Mas a liberdade por si só gera o privilégio e a injustiça.
Constituição da República Portuguesa

A Constituição portuguesa - do mito ao preconceito

Enquanto não houver uma revisão a sério da parte económica da Constituição continuaremos a prestar homenagem a ideologias caducas, vítimas de preconceitos que deram mau resultado em toda a parte.
Estado Social

O Estado Social - mito e consequências 

Em nome da «solidariedade» inventaram-se mitos que verdadeiramente esboroaram a consciência social e distorceram as mais elementares noções de justiça social. A classe média, coitada, nem reage.
Estado

O velho intervencionismo do governo na economia 

A intervenção governamental na economia é, no nosso país, o pretexto para facilitar a vida a uma classe política que se mantém no poder há décadas e que impede o acesso aos mais competentes e capazes.
Economia

A incompreensão da economia portuguesa

 Reformar a economia em Portugal? Comecem pelos ministérios da justiça, das finanças, da administração interna e da educação...
Comunismo

Branquear o comunismo - uma aposta portuguesa

O partido que apoiou o gulag e todas as sangrentas invasões soviéticas dos países que se revoltaram contra o comunismo apresenta-se agora a nossos olhos incrédulos como defensor dos direitos do homem.
Estado

A reforma do Estado?

O inimigo do liberal é o Estado, ou seja, o crescimento exponencial das despesas públicas que acarreta. A sua amiga é a sociedade civil, ou seja, a autorregulação dos interesses privados.
Democracia

Uma democracia digital?

Os tecnocratas fizeram da técnica uma ideologia redentora. Mas ela é um mero instrumento, que não gera a necessária formação. Ora, a democracia depende de uma opinião pública forte e esclarecida.
Democracia

As dificuldades da democracia II

É preciso formar não apenas os eleitos, mas também os eleitores, mediante processos descentralizados e locais que lhe permitam aceder à participação. Uma democracia de cidadãos, e não apenas votantes.
Democracia

As dificuldades da democracia

Temos de reformar a democracia, questão eterna. Não temos outro remédio senão proceder por aproximações. Uma coisa é certa: nada de transformações revolucionárias da democracia, que dão sempre asneira
Politicamente Correto

O politicamente correcto e suas consequências 

O poc foi, é e será sempre uma atitude de exclusão. Incorrecto é o diferente, e a correcção resulta da adesão a um credo, como nas juventudes hitlerianas ou nos partidos comunistas.
História

A final, o que foi o fascismo?

No «fascismo» saído da cabeça dos ideólogos da III Internacional cabia tudo. O termo era fácil, impedia o juízo crítico, e escondia a complexidade da realidade. Por isso se vulgarizou entre nós.
Extremismo

O wokismo -o despertar de uma nova religião laica

O wokismo é hoje uma religião. Alimenta-se do irracionalismo. Nega com uma fé própria dos fanáticos religiosos a ciência, a lógica, a racionalidade, a democracia parlamentar.
Poder

A metafísica marxista

De um ponto de vista estritamente económico, o marxismo é um erro. De um ponto de vista filosófico, é bom nem falar. Resta o marxismo político como técnica de assalto ao poder.
Política

O jacobinismo nacional

O jacobinismo nacional julga-se ungido por S. Cristóvão para utilizar a autoridade estatal a fim de tudo colocar sob o seu augusto (agora «democrático») domínio.
PCP

A esquerda e o povo

A realidade é a de uma classe média que tende a universalizar-se.  Longe vão os tempos em que os partidos de esquerda se enraizavam nas fábricas e viviam em comunidade com a população trabalhadora.
Democracia

A frágil democracia das sondagens 

A sondagem ausculta e transmite a opinião do momento. Esta é obviamente volúvel e passageira, mas é tirânica, obriga os eleitos a adaptar a sua actividade à realidade instantânea.
Extrema Esquerda

Diminuir o adversário 

Quando as massas alinhavam com ela, a esquerda não tinha hegemonia cultural; hoje, que a tem, não tem as massas com ela.
Democracia

A final o que é o populismo?

O populismo vive hoje do jornalismo tablóide e da televisão, e estes, por sua vez, servem inteiramente o populismo, que promove a venda e, como aposta na imbecilização, facilita a adesão do público.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.