O deputado da IL/Açores defendeu esta terça-feira que o Governo Regional deve “fechar ou vender” a Azores Airlines (responsável pelas ligações aéreas com o exterior), considerando que a privatização é uma “prioridade política” que “não pode esperar” por 2025.
Em comunicado, Nuno Barata lamenta as afirmações do líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, que deixou esta terça-feira uma “palavra de reconhecimento” e “gratidão” aos trabalhadores da SATA, que realizaram “sacrifícios” para “salvar a empresa”.
Mais do que cortar nos ordenados dos funcionários e agradecer os sacrifícios que todos têm feito pela empresa, o que o Governo Regional deve fazer é fechar ou vender a SATA Internacional [Azores Airlines]”, afirma o deputado liberal.
Nuno Barata insiste que a privatização da Azores Airlines, que já está prevista no Plano de Reestruturação do grupo aprovado pela Comissão Europeia, “não pode esperar” por 2025.
“[A privatização] não pode esperar para 2025, como se prepara o Governo Regional para fazer. […] A venda ou encerramento da Azores Airlines deve ser uma prioridade política a concretizar até ao fim desta legislatura”, defende.
Juntamente com o Chega e o deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega), a IL é um dos partidos que suporta parlamentarmente o Governo dos Açores de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Considerando a SATA “o mais importante instrumento de desenvolvimento e coesão regional”, Nuno Barata lembra que os trabalhadores da companhia aérea sofreram três cortes salariais na última década.
“Não são os trabalhadores que têm de fazer sacrifícios. É o Governo, enquanto acionista, que tem de fazer o seu trabalho e não o tem feito. O mais fácil é pedir sacrifícios aos trabalhadores. O mais difícil é tomar as decisões corajosas e certas para garantir o futuro”, afirma.
O liberal realça ainda que a SATA está a “pagar tão mal” que “já ninguém quer ir trabalhar para a empresa”, uma vez que “este verão foi o cabo dos trabalhos para encontrar funcionários”.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, deixou esta terça-feira uma “palavra de reconhecimento” e “gratidão” aos trabalhadores da SATA, que realizaram “sacrifícios” para “salvar a empresa”, e enalteceu a “paz social” na reestruturação da transportadora aérea.
Em declarações à agência Lusa e à Antena 1, o líder do executivo açoriano reagiu ao anúncio de que 100 trabalhadores já saíram da companhia aérea SATA desde que foi lançado o primeiro programa de rescisões, em 2020, estando previstas mais 50 saídas até final de 2023.
Na segunda-feira, o presidente da SATA, Luís Rodrigues, revelou que cerca de 100 trabalhadores já saíram da companhia desde que foi lançado o primeiro programa de rescisões, em 2020, e que outros 50 funcionários deverão sair até final de 2023.
Luís Rodrigues adiantou ainda que a reestruturação do grupo contempla uma redução de 10% nos salários, mas não prevê despedimentos coletivos, e destacou que a administração está em “contacto permanente com os sindicatos”.
Em 07 junho, o presidente do Governo dos Açores confirmou que a Comissão Europeia colocou como “exigência” a privatização até 51% do capital social da Azores Airlines, defendendo que tal “pode ser uma virtude”.