O Governo cabo-verdiano prorrogou esta quinta-feira por mais três meses a situação de alerta em todo o país, após avaliação à situação epidemiológica que “confirma um aumento do número de casos ativos” de Covid-19 no arquipélago.

É renovada a situação de alerta em todo o país, com base na evolução da situação epidemiológica”, lê-se numa resolução do Conselho de Ministros, aprovada esta quinta-feira e consultada pela Lusa, a qual “entra imediatamente em vigor”, após análise efetuada pela Direção Nacional de Saúde, sendo válida por três meses.

Na resolução, o Governo aponta os “riscos de maior propagação” do vírus SARS-CoV-2 “inerentes ao contexto de retoma económica e social, que se caracteriza nomeadamente por uma intensa dinâmica de circulação de pessoas”.

Volvidos 90 dias, entende o Governo que as razões de fundo que haviam levado a que se decretasse a situação de alerta em todo o território nacional ainda se mantêm, pelo que se justifica proceder à sua renovação e, bem assim, assegurar a manutenção das medidas de prevenção que ainda se impõem como necessárias e adequadas à presente conjuntura, de contenção da Covid-19 e de promoção da saúde pública”, refere-se ainda.

Cabo Verde voltou em 6 de março à situação de alerta, o nível menos grave de três previstos na lei que estabelece as bases da Proteção Civil, mantendo atualmente um nível mínimo de restrições devido à pandemia de Covid-19, deixando de ser obrigatório a utilização de máscara na via pública e, já no final de abril, também em espaços fechados, com exceção de hospitais, farmácias ou transportes públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR