Um deputado do PSD eleito pelo Porto quer saber quando será lançado o concurso público dos contratos de patrocínio no Ensino Artístico Especializado para 2022/23, quando serão conhecidas as candidaturas e se o financiamento por aluno aumentará.

A pergunta dirigida ao Ministro da Educação decorre da visita feita esta semana pelo deputado social-democrata Firmino Pereira a escolas do ensino artístico de Vila Nova de Gaia onde revelou existir “uma grande preocupação”, motivada pelo “atraso do lançamento do concurso público”.

Em Vila Nova de Gaia, assinalou o deputado, “existem cinco escolas do ensino artístico afetadas pela morosidade e incerteza” e “só na Academia de Música de Vilar do Paraíso (…) são abrangidos cerca de 330 alunos”.

“Esta situação anormal coloca em dúvida o financiamento para o novo ano letivo nestas escolas do país, para os alunos que vão iniciar novos ciclos”, argumenta o deputado social-democrata, reclamando que “as escolas e as famílias precisam urgentemente de saber se são abrangidos por este financiamento”.

Firmino Pereira lembra ainda que “desde 2015, apesar do agravamento com as despesas de funcionamento, o financiamento por aluno destas escolas do ensino artístico não tem sido atualizado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR