O rapper norte-americano Kanye West volta a dar que falar. Desta vez, o motivo prende-se com a sua intenção de entrar na indústria automóvel. Mas, à boa maneira de Ye, com um produto nada convencional, o Donda Foam Vehicle (Veículo de Espuma Donda). O que o teaser parece sugerir é um modelo off-road, com o controverso cantor a assegurar que esta criação é 100% made in USA, do conceito à produção. “Ámen”, remata.

Com uma fortuna avaliada em 2000 milhões de dólares, o que o leva a ocupar a posição 1513 no ranking “Billionaires 2022” da Forbes, Kanye West quer ampliar a sua área de negócios, para além da indústria da música e da moda. Esta última, em particular, levou-o a criar a linha de ténis Yeezy para a Adidas, aventura em que contou com a colaboração de Steven Smith, designer com uma longa carreira em conceituadas marcas de calçado desportivo como New Balance, Adidas, Reebok, Fila e Nike. Ora, de acordo com o anúncio do próprio rapper norte-americano, caberá a Steven Smith liderar o design da Donda Industrial Design, a nova empresa de Kanye West.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Será através da Donda que o ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos da América vai propor veículos de quatro rodas “projectados, desenhados e produzidos” nos EUA. A primeira abordagem ao mercado faz-se com o concept de uma espécie de tanque, uma viatura com enormes rodas bem nas extremidades, sem deixar espaço para qualquer projecção. Os pneus sobredimensionados parecem ser Uptis, os pneumáticos sem ar da Michelin. Nota ainda para o facto deste concept ser praticamente fechado, contando apenas com uma pequena superfície vidrada à frente.

Não há qualquer menção à motorização e também nada foi avançado quanto a planos de lançamento ou que fabricante assegurará a construção da versão de série deste “carro de espuma”. Mais importante ainda, desconhece-se como é que Kanye West quer produzir e homologar um veículo com este tipo de construção. Pode ser que o concept sirva apenas para demonstrar que é possível fazer um todo-o-terreno de espuma ou poderemos estar perante mais uma manobra para “testar águas”. Resta aguardar por mais detalhes, com a certeza que ideias mirabolantes há muitas, mas as regras tendem a ser pouco elásticas perante tamanha criatividade…