O arquiteto José Carlos de Sousa Cardoso Bessa foi designado diretor do Departamento dos Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em regime de substituição, indica esta terça-feira um despacho publicado no Diário da República.

De acordo com o despacho, José Carlos de Sousa Cardoso Bessa é designado para o cargo de diretor de serviços do Departamento dos Bens Culturais, tendo ocupado até agora o cargo de chefe de Divisão de Salvaguarda do Património Arquitetónico, cuja comissão de serviço suspendeu nos termos legais.

A designação do arquiteto para o novo cargo é justificada por evidenciar “o perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo”, acrescenta o documento oficial, que produz efeitos a partir de 1 de julho de 2022.

O despacho é assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Nascido em São Mamede Ribatua, Alijó, a 28 de dezembro de 1968, José Carlos de Sousa Cardoso Bessa é licenciado em arquitetura (1992), e tem a frequência do curso de mestrado (componente curricular) em Cultura Arquitetónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (setembro 1994 a junho 1995).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na administração pública central, Direção-Geral do Património Cultural, foi chefe da Divisão de Salvaguarda do Património Arquitetónico e Arqueológico – Departamento de Bens Culturais (junho 2013 a 13 de janeiro de 2020), e chefe da Divisão de Salvaguarda do Património Arquitetónico – Departamento de Bens Culturais (desde 14 de janeiro de 2020).

Foi membro do Conselho Coordenador da Avaliação da DGPC (agosto 2013 a janeiro 2017) e membro da Comissão Redatora da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem — Direção-Geral do Território (fevereiro a dezembro de 2014).

Também foi membro suplente da Comissão de Acompanhamento da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem — Direção-Geral do Território (desde fevereiro de 2016).

Representante da DGPC no Projeto Reabilitar como Regra — Projeto ReR — Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (janeiro 2018 a outubro 2019).

Na área da arquitetura, participou em exposições coletivas e tem projetos publicados no Jornal dos Arquitetos e pela Trienal de Arquitetura de Lisboa.