A plataforma de criptomoedas Celsius, que provocou em junho uma queda acentuada nesses ativos, avançou com um pedido de insolvência, ao abrigo do chamado Chapter 11 (que a protege de credores), junto do tribunal de Nova Iorque.

A Celsius tinha, em junho, congelado o levantamento de ativos por parte dos seus clientes, argumentando com condições de mercado “extremas”, o que levou a alguns investidores a não conseguirem levantar o seu dinheiro.

Agora, no processo em tribunal, a Celsius estima um total de 100 mil credores, com ativos e passivos estimados entre mil milhões e 10 mil milhões. Mas diz ter 167 milhões em liquidez nas mãos, avança a Reuters. Segundo o Washington Post, estimava-se que a Celsius tivesse 500 mil depositantes. Entre os credores não garantidos, está uma empresa de investimentos com sede nas Ilhas Caimão, à qual deve quase 300 milhões de dólares, uma companhia de marketing digital a quem devia mais de 13 milhões e uma corretora virtual a quem tem uma dívida de 12,7 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os ativos da Celsius, conforme foi noticiado quando congelou as transações, tinham passado dos 11,8 mil milhões em maio, face aos 15 mil milhões de outubro.

Mais um dia negro no mundo das criptomoedas. Plataforma Celsius suspende levantamentos e bitcoin afunda

Em comunicado, a Celsius explica que avançou para tribunal para se proteger dos cresdores para “ter uma oportunidade de estabilizar o seu negócio e consumar uma reestruturação abrangente que maxime o valor para todos as partes interessadas”. A empresa diz que os 167 milhões lhe garantem liquidez para apoiar algumas operações durante o processo de reestruturação.

Alex Mashinsky, fundador da Celsius, comentou que “esta é a decisão certa para a comunidade e para a companhia”.

Em junho, a queda nas criptomoedas, que se agravou depois da queda da Terra/Luna, levou a que muitos investidores começassem a resgatar fundos das plataformas de criptoativos, abrindo mais o fosso. A Celsius acabou por congelar os levantamentos em junho, arrastando, por sua vez, um fundo de investimento Three Arrow Capital, que também já entregou o pedido de insolvência controlada. Mais recentemente também a Voyager Digital entrou em insolvência, depois de ter enfrentado um aumento dos resgates depois do que tinha acontecido à Celsius.

The winter is coming. Criptomoedas em nova prova de fogo