O líder da república russa da Chechénia e aliado de Putin disse, no domingo, que está a aguardar uma ordem do Presidente russo para destruir os países ocidentais em “pedaços”. Para Ramzan Kadyrov, a Rússia é o único país do mundo que se pronuncia contra a “abominação infernal que se propaga no Ocidente”.

Estamos prontos para esmagar a falsa campanha militar democrática, pseudo-liberal e bárbara dos estados Ocidentais, que estão a corromper a comunidade mundial numa tentativa de submeter o mundo inteiro”, afirmou Kadyrov.

Segundo o jornal ABC, o Presidente checheno fez as declarações através do Telegram, onde anunciou a conclusão do processo de formação de um novo regimento: o “North-Akhmat”. O grupo faz parte de um dos quatro batalhões cuja criação Kadyrov tinha divulgado no mês passado para ajudar a repor as perdas das tropas russas na Ucrânia.

Na publicação, Kadyrov agradeceu ainda ao Presidente russo por tomar a decisão “sábia” que lhes deu a possibilidade de participar no que classificou como uma “luta sagrada contra o satanismo”. Vai mais longe e garante que estão prontos para combater não só na Ucrânia e tomar “facilmente” Kiev, mas também os países da NATO.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kadyrov tornou-se Presidente da república russa em 2007, pouco depois de ter completado 30 anos. Desde então, tem governado a região com o apoio de Putin, que se refere ao checheno como um “filho”.

Ramzan Kadyrov, o “soldado raso” de Putin acusado de violações de direitos humanos e que prometeu continuar a guerra na Ucrânia

Já em maio, Kadyrov tinha deixado uma ameaça à Polónia: “Em seis segundos vamos mostrar-vos do que somos capazes”, garantiu num vídeo divulgado nas redes sociais. Na publicação, dava a entender que o país poderá vir a ser invadido no futuro.