O camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) deu esta quinta-feira um passo decisivo para a vitória na 109.ª Volta a França, ao ganhar a 18.ª etapa, aumentando a diferença na geral para o ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Na penúltima subida do dia, Pogacar atacou o camisola amarela, que respondeu de imediato, seguindo em dupla para a derradeira descida. A cerca de 30 quilómetros da meta, Jonas teve um pequeno percalço, conseguiu controlar a bicicleta e por pouco não caiu. Todavia, dois quilómetros depois, Tadej não teve a mesma sorte, saiu de estrada numa curva e, quando tentava regressar, a roda fugiu-lhe e acabou por ir ao alcatrão.

Inevitalmente, Jonas Vingegaard acabou por seguir, mas assim que se apercebeu do que acontecera com o seu maior rival, esperou pelo líder da juventude, protagonizando um momento de “fair-play” muito elogiado. Assim que Tadej recolou, os dois cumprimentaram-se e a corrida prosseguiu.

Vingegaard atacou a mais de três quilómetros do alto do Hautacam, onde terminaram os 143,2 quilómetros da tirada que começou em Lourdes, e cortou a meta após 03:59.50 horas, à frente de Pogacar, segundo a 01.04 minutos, e do seu colega belga Wout Van Aert, terceiro a 02.10.

Após a última etapa de montanha desta edição, e a duas jornadas da chegada a Paris, o dinamarquês de 25 anos lidera a geral com 03.26 minutos de vantagem sobre o jovem esloveno da UAE Emirates e oito sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS), tendo pela frente, na sexta-feira, 188,3 quilómetros, maioritariamente planos, entre Castelnau-Magnoac e Cahors.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR