789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"De Espanha, nem bons ventos...". Temperaturas sobem no fim de semana e chegam aos 42ºC

Este artigo tem mais de 1 ano

Com a rotação do vento para leste, as temperaturas disparam 5 a 8ºC, sobretudo a Norte e Centro. Todo o país deve ficar acima dos 30º, menos a costa vicentina. E prepara-se para noites tropicais.

Populares na praia de Carcavelos. Num fim de semana com temperaturas ultrapassar os 40.ºC em diversos distritos do país, sobretudo no interior Norte e Centro e no Alentejo. Segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Porto e Aveiro) e os 43º (Évora) e as mínimas entre os 13º (Bragança e Viseu) e os 26º (Faro). Foi igualmente emitido um aviso laranja de tempo quente até às 5h de domingo, dia 15, para os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora e Portalegre e estão ainda sob aviso amarelo os distritos de Braga, Faro, Lisboa, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Carcavelos, 14 de aosto de 2021 MIGUEL A. LOPES/LUSA
i

O IPMA já tinha alertado que 14 distritos do continente português estarão sob aviso amarelo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O IPMA já tinha alertado que 14 distritos do continente português estarão sob aviso amarelo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

“De Espanha, nem bons ventos…”. No caso da meteorologia, a expressão popular confirma-se este fim de semana. Devido a uma rotação do vento para leste nas primeiras horas deste sábado, sobretudo a norte do Tejo, a temperatura máxima vai subir de forma acentuada no fim de semana. São mais 5º a 8ºC, que colocam todo o país acima dos 30ºC e muitas regiões do interior acima dos 40ºC, com certas zonas a chegar mesmo aos 42ºC, segundo as previsões do IPMA. Mas não são só os dias que vão ficar mais quentes: as temperatura mínimas irão igualmente subir entre sábado e terça-feira, e voltam as noites tropicais, com os termómetros acima dos 20°C em grande parte do interior e no Algarve.

A subida das temperaturas começa a fazer-se sentir já esta sexta-feira. São mais entre 2 a 4 graus Celsius em todo o continente, com exceção da faixa litoral. No sábado aumentam então mais 5 e 8°C em todo o litoral Norte e Centro e entre 2 e 4°C no restante território. “Assim, no fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro”, diz o IPMA em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No restante território, a temperatura máxima irá variar entre os 35 e os 40°C, exceto junto à faixa litoral, onde os valores oscilarão entre os 25 e 35°C,. Má notícia para quem está de férias nesta zona: as temperaturas mais baixas vão ocorrer no litoral alentejano e na Costa Vicentina.

Aliás, o calor vai fazer-se sentir sobretudo no interior Norte e Centro. O IPMA aponta para a ocorrência de uma onda de calor nestas zonas desde sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana. No litoral, começar a refrescar a partir de segunda-feira, uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5°C.

Além do vento leste, a subida de temperatura deve-se “ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre os Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia”, favorecendo o tal fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro. O IPMA passou esta sexta para aviso laranja, devido ao calor extremo, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda e Vila Real. O resto do país está sob aviso amarelo.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora