Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

O grupo dos países mais industrializados acusou esta quarta-feira Moscovo de “pôr em perigo” a região ucraniana em torno da central nuclear de Zaporizhia, ocupada por forças russas, e exigiu que as tropas deixem a infraestrutura.

Exigimos que a Rússia devolva imediatamente ao seu legítimo proprietário, a Ucrânia, o controlo total da central nuclear de Zaporizhia”, refere o G7 num comunicado emitido pela Alemanha, que detém atualmente a presidência do grupo.

É o controlo da Rússia sobre a central que coloca a região em risco“, acusou o G7, sublinhando que “o pessoal ucraniano que opera a central nuclear de Zaporizhia deve poder desempenhar as suas funções sem ser ameaçado ou pressionado”.

O G7 – composto pelos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão, Alemanha, França e Itália – fez este apelo num momento em que aumentam as tensões e preocupações sobre a maior central nuclear da Europa.

O grupo das sete potências mostrou-se “profundamente preocupado com a grave ameaça” que os militares russos representam para a “segurança” das instalações nucleares da Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR