O presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, disse esta sexta-feira que a área ardida no concelho “é significativa“, sobretudo na zona de Linhares da Beira e espera que haja “sensibilidade social” por parte dos responsáveis políticos.

“Relativamente aos estragos feitos [pelo incêndio], para além da natureza, há ali um prejuízo sobre o qual ainda não fizemos o levantamento, porque o terreno não nos permite fazer a avaliação. Mas há estragos, sobretudo um custo significativo, em termos de uma classe rural que já estava com dificuldades (agropecuária) por causa da seca, falta de água, pastagens e forragens. O que sobrou, agora ficou queimado”, afirmou o presidente deste município do distrito da Guarda.

O incêndio rural que lavra desde sábado na Serra da Estrela atingiu os concelhos da Covilhã (distrito de Castelo Branco), Manteigas, Gouveia e Guarda (distrito da Guarda), e passado a meio da manhã de quinta-feira para o concelho de Celorico da Beira (distrito da Guarda).

Fogo já atingiu 10% do Parque natural da Serra da Estrela. “Estamos a falar de espécies, algumas delas, quase únicas no mundo”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isto significa que esses pastores terão pela frente tempos de dificuldades e esperemos que haja sensibilidade e justiça sociais e os nossos responsáveis [políticos] olhem com atenção e ajudem numa situação que já era quase de calamidade, por causa das condições climatéricas e que agora, se vê agravada”, sustentou.

Quanto à área ardida, Carlos Ascensão não sabe precisar o número de hectares, mas diz que se trata de “uma área significativa”, sobretudo, na zona de Linhares da Beira.

“Sei que é um número significativo de hectares, mas não sei precisar”, frisou.

Quanto ao incêndio, o autarca sublinhou que, neste momento, “as coisas estão calmas”.

“A situação neste momento é de calma. Conseguiu dominar-se o incêndio, sobretudo na zona de Linhares da Beira e algumas [povoações] anexas, que foram as mais fustigadas no nosso concelho [Celorico da Beira]”, disse.

O presidente do município de Celorico da Beira referiu que na quinta-feira, a partir das 17h00, “houve um significativo aumento de meios, tanto operacionais como meios aéreos”.

“Neste dia também está no terreno um número significativo de meios, sobretudo, no concelho da Guarda, junto à freguesia de Videmonte, que é em termos de proximidade, a preocupação maior. Mas, acredito que esteja neste momento (já não é sem tempo) a caminhar para se resolver este problema que já dura há tempo demasiado“, concluiu.

Carlos Ascensão lamentou também o acidente que se registou na quinta-feira, com os bombeiros de Loures e que provocou feridos.

Carro dos bombeiros capota em Celorico da Beira e causa dois feridos graves