Poucas marcas evoluem tão rapidamente quanto a Smart. Quando estava exclusivamente nas mãos da Mercedes, para ser viável teve de entregar a produção à Renault, a quem encarregou igualmente de conceber e fornecer a base para as versões eléctricas, as únicas que ainda estão em comercialização. Mas eis que agora surge uma nova Smart, partilhada em partes iguais entre a Mercedes, que dá a marca e o design, e a chinesa Geely, que não só é o maior investidor individual do grupo alemão na pessoa de Li Shufu, como assume a concepção e a produção da futura gama, na China, de onde sairão mais modelos eléctricos para além do #1.

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As diferenças entre a abordagem da Geely e a da Mercedes, em relação aos veículos eléctricos, começa logo por se tornar evidente no momento da concepção, uma vez que o gigante alemão ainda não produz nenhum eléctrico com plataforma específica, optando por adaptar plataformas pensadas para instalar motores a combustão, para evitar maiores investimentos. Já a Geely, perseguindo a máxima eficiência em termos de peso, exploração do espaço interior, consumo e autonomia, dotou o primeiro modelo eléctrico da nova era da marca, o Smart #1, com uma plataforma específica.

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A partir de Setembro, o Smart #1 poderá ser pré-encomendado, para as primeiras unidades começarem a chegar ao nosso país em Março de 2023. Mas ainda antes de vermos a versão mais acessível, com dimensões de automóvel do segmento C (tipo VW ID. 3) e um motor com 272 cv, a Smart apresentou já as fotos do Brabus, que será a sua versão mais possante.

De acordo com a imprensa chinesa, o Smart #1 Brabus montará dois motores, um por eixo para usufruir de tracção integral, totalizando mais de 400 cv. Isto porque se há quem aponte para 406 cv, outros vão mais longe e referem um valor próximo de 434 cv. Seja como for, um valor muito mais respeitável do que os 82 cv que o Smart Fortwo oferece nesta época liderado exclusivamente pela Mercedes.

A Smart não revelou muitas informações sobre o novo #1 Brabus, mas os sites chineses acreditam que continuará a recorrer à bateria com 66 kWh. As informações definitivas deverão ser divulgadas no próximo dia 26 de Agosto.