As chamas continuam sem dar tréguas em Espanha e, esta terça-feira, cerca de 20 pessoas precisaram de assistência médica e cinco foram internadas na sequência de queimaduras graves. Eram todos passageiros de um comboio que fazia a ligação entre Valência e Saragoça e tentaram fugir quando as carruagens ficaram cercadas pelas chamas, em Valência.

Algumas pessoas que estavam dentro do comboio filmaram o momento em que passaram por um local onde as chamas deflagravam de forma descontrolada. E a aflição vivida foi contada ao jornal espanhol El Mundo por Virgínia, uma das passageiras, que chegou a perguntar ao condutor se iriam passar perto do incêndio. “Ela disse que sim, que ‘continuamos a viagem e que não há problema nenhum'”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois, passado uns 20 minutos, todos os passageiros do comboio começam a notar, não só o aumento da temperatura da carruagem, mas também que começava a entrar fumo.”

Quando os cerca de 60 passageiros se aproximaram das janelas e perceberam que as chamas estavam muito próximas, pediram, novamente, explicações à responsável pelo comboio. “O comboio estava, no entanto, em movimento. Nesse momento, ela parou a marcha do comboio e tentou puxar a alavanca para andar em sentido contrário”, continuou a explicar a passageira que se encontrava a fazer uma viagem de trabalho.

A opção da maquinista não resultou, não foi possível inverter a marcha, e a funcionária “começou a correr uma ponta da carruagem para a outra”. Noutra tentativa de mudar a direção do comboio, as rodas chegam a andar cerca de cinco metros, mas voltam a bloquear. “Vamos morrer sufocados”, pensou Vírginia, como revelou ao El Mundo.

Três incêndios continuam por apagar na Galiza e já queimaram mais de dois mil hectares

Entretanto, foi possível abrir uma porta de emergência, que permitiu a saída de 11 pessoas, que correram no sentido contrário às chamas. “Enquanto corria, tentei ligar para o 112 para dar conta da ocorrência, mas não havia cobertura, as chamadas caíam”, contou Virginia.

A mulher e os restantes passageiros que saíram do comboio continuaram a correr para um local onde avistaram casas e, nessa aldeia, conseguiram transporte para um hospital de campanha que tinha sido montado nas proximidades. Percorreram cerca de três quilómetros e precisaram de assistência médica. Entretanto, a condutora do comboio conseguiu iniciar a marcha e os passageiros que ficaram nas carruagens conseguiram sair do local onde deflagravam as chamas.

De acordo com fontes oficiais da Saúde, cinco pessoas foram hospitalizadas na sequência de queimaduras — três mulheres em estado grave, uma jovem e um homem com prognóstico moderado e uma mulher com uma fratura do tornozelo.

De acordo com o sistema Copernicus, adianta o jornal El País, já arderam mais de 270 mil hectares em Espanha — mais do que o total ardido nos últimos quatro anos.