A seca extrema que se vive em Espanha tem provocado fenómenos que não eram vistos há décadas. A falta de água nas reservas da barragem do Sau Reservoir — no rio Ter — na Catalunha, deixaram à vista uma igreja construída no séculos XI que estava submersa há 60 anos.
Ao ter atingido apenas 37% da sua capacidade hídrica máxima, a barragem deixou à vista toda a igreja de Sant Romà de Sau, na Vila de Sau, que estava a 23 metros de profundidade — segundo explica um estudo da Universidade de Barcelona. O jornal espanhol El País conta que a última vez que a barragem recebeu tantos visitantes foi em 2005 — ano em que Espanha atravessou uma seca — quando foi necessário retirar água da barragem para servir as populações de Susqueda, deixando o monumento descoberto
Identificada com uma arquitetura românica, a igreja foi alvo de obras em 1999 na nave e na torre sineira pelo risco que tinham de colapsar. Tornou-se uma das principais atrações turísticas da região porque, em circunstâncias normais do caudal do rio, é apenas a torre que fica visível aos olhos dos visitantes.