O professor de Direito Gonçalo Saraiva Matias assume na quinta-feira a presidência do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, sucedendo a Jaime Gama, que durante seis anos dirigiu este órgão, divulgou esta quarta-feira a instituição.

Ao fim de oito anos no Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e de seis anos a presidir a este órgão e à respetiva Comissão Executiva, Jaime Gama passará a integrar o Conselho de Curadores da instituição, tendo sido convidado para presidente do Conselho de Administração Gonçalo Saraiva Matias”, refere uma nota da entidade.

A mesma nota refere que Gonçalo Saraiva Matias realizou “um percurso notável na Fundação, desde 2018, como membro do Conselho de Administração, da Comissão Executiva e como diretor de Estudos”, indicando ainda que é professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e foi diretor da Católica Global School of Law. É também consultor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil da Presidência da República.

Numa declaração por escrito, Gonçalo Saraiva Matias salienta que os anos em que viveu na Fundação Francisco Manuel dos Santos, sob a liderança de Jaime Gama, foram “de uma enorme riqueza e aquisição de conhecimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É, por isso, com um enorme sentido de responsabilidade que assumo agora a Presidência de uma instituição que admiro muito e cujo propósito é contribuir para um país mais informado e esclarecido”, diz o recém nomeado presidente da Fundação Manuel dos Santos.

Por seu lado, o Conselho de Curadores da instituição “agradeceu profundamente” a Jaime Gama “o trabalho desenvolvido e coordenado por si ao longo destes anos, que foi de extraordinária qualidade, e que possibilitou que o conhecimento e o debate gerados pela fundação chegassem a públicos cada vez mais vastos”.

“A Fundação é hoje uma verdadeira instituição independente ao serviço da democracia e da liberdade de Portugal e dos portugueses. Foi um grande privilégio contar com a visão, experiência e cultura de Jaime Gama”, realça José Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Curadores da fundação.