Depois de dois noivados em pouco mais de um mês, a Casa Real da Jordânia anunciou este fim de semana um casamento surpresa. O primo do rei, o príncipe Ghazi bin Muhammad, casou-se no passado sábado com Miriam, princesa de Turnovo, a viúva do príncipe primogénito dos reis da Bulgária.

A cerimónia aconteceu no passado dia 3 de setembro e contou com a presença do rei Abdullah II da Jordânia. O acontecimento apanhou a imprensa ocidental de surpresa que, segundo a Hola, não tinha conhecimento da relação entre o príncipe da Jordânia e a princesa da Bulgária.

Numa fotografia divulgada pela Casa Real da Jordânia pode ver-se a noiva com um vestido creme em seda da marca espanhola Cortana, que a própria já confirmou, na sua conta de Instagram, tratar-se do modelo Valentina. O noivo usou um fato clássico e o tradicional turbante.

Miriam Ungría tem 59 anos e é de origem espanhola, é gemóloga e designer de joias. Em 1996 casou com Kardam, príncipe de Turnovo, o filho mais velho dos reis Simeon II e Margarida da Bulgária. Tiveram dois filhos. Em 2008 o casal foi vítima de um grave acidente de viação e o príncipe viria a morrer em 2015. Depois deste novo casamento, passa agora a ser conhecida na Casa Real da Jordânia como a princesa Maryam Al Ghazi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O noivo tem 55 anos e este é também o seu segundo casamento. Casou-se em 1997 com Areej Zawawi, juntos tiveram quatro filhos e em maio de 2021 divorciaram-se. É sobrinho do rei Hussein e primo do atual rei. Apesar de ocupar o 18º lugar na linha de sucessão ao trono, desempenha importantes funções na Casa Real atualmente, uma vez que é o assessor do rei para os assuntos religiosos e culturais e também o regente na ausência deste, segundo conta a Hola. É também professor de filosofia e escritor e tem um currículo académico que passa por Harrow e Cambridge (no Reino Unido), Princeton (Estados Unidos) e pelo Cairo.

“A Corte Real Hashemite estende as suas sinceras felicitações a Sua Majestade nesta ocasião, e deseja a Suas Altezas Reais o príncipe Ghazi e a princesa Miriam Ghazi uma vida de felicidade”, pode ler-se na mensagem divulgada no site da Casa Real da Jordânia.

No início de julho, a Casa Real da Jordânia anunciou que a princesa Iman (de 25 anos), a segunda filha dos reis Abdalá e Rania, estava comprometida com Jameel Alexander Thermiotis. Pouco mais de um mês depois, em meados de agosto, foi a vez do anúncio do casamento do herdeiro, o príncipe Hussein, com a arquiteta Rajwa al-Saif.

Príncipe Hussein, herdeiro do trono da Jordânia, está noivo de mulher com ligações à família real saudita