Não foi propriamente o jogo que deixou mais recordações, foi um jogo que muitos irão recordar. Fábio Cardoso, que jogou pela primeira vez na presente temporada substituindo Pepe. André Franco, que no segundo encontro pelos dragões precisou de poucos minutos para marcar pela primeira vez nos azuis e brancos (merecendo depois a “honra” de falar na roda final). Rodrigo Conceição, que fez a estreia como lateral direito pela equipa principal dos dragões. Taremi, por ter sido mais uma vez o MVP da partida com o melhor arranque de temporada em Portugal. Acima de todos, para o adepto de 80 anos que disse no Porto Canal que tinha o sonho de conhecer Jorge Nuno Pinto da Costa e Sérgio Conceição e que no final da partida foi ao relvado com guarda de honra dos jogadores receber a braçadeira de treinador.

Afinal, é preciso mais para Taremi cair (a crónica do FC Porto-Desp. Chaves)

“Há dois momentos especiais neste jogo. O Taremi continuar a marcar golos e a fazer assistências e depois a homenagem ao senhor Joaquim. Com pequenos gestos, que não custam nada, fazemos pessoas felizes. Somos um grupo muito solidário. É emocionante ver a emoção do senhor Joaquim e, sinceramente, é dos dias mais felizes da vida dele. É inacreditável aquilo que podemos fazer pelas pessoas e vamos continuar a fazer com todo o coração e muita paixão por tudo aquilo que representam estes adeptos, que têm sido incansáveis em casa e fora”, explicou Sérgio Conceição em declarações ao Porto Canal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais uma vez, e a seguir a uma derrota, o FC Porto respondeu com um triunfo. Tinha sido assim depois do desaire em Vila do Conde com uma vitória em Barcelos frente ao Gil Vicente, voltou a ser assim depois da derrota em Madrid com um triunfo diante do Desp. Chaves. Com isso, os azuis e brancos não só tiveram a terceira vitória expressiva a jogar em casa na Liga (5-1 com o Marítimo, 3-0 com o Sporting, de novo 3-0 com os transmontanos) como confirmaram a média de 2.5 golos/jogos com Sérgio Conceição.

“Quando existem golos no início do jogo fico sempre em alerta e desconfiado porque a tendência depois, de uma forma inconsciente e pelo encontro que tivemos há 72 horas que leva a algum cansaço, é entrar uma questão de gestão na cabeça dos jogadores. É perigoso, com o resultado em 1-0, com uma equipa que joga bem, que tem jogadores interessantes, pode ser perigoso. Apesar de tudo isso, conseguimos manter a coesão, em alguns momentos sem definir tão bem a zona de pressão e que também teve a ver o golo, mas fomos sempre à procura do segundo golo para ganharmos mais tranquilidade no jogo”, começou por comentar o técnico portista na zona de entrevistas rápidas da SportTV após o encontro.

“Não conseguimos, sendo verdade que o único remate do Desp. Chaves foi nos descontos da primeira parte à entrada da área mas com saídas rápidas e nós a ter de estar atentos e equilibrados. No segundo tempo demos um bocadinho mais de espaço na construção porque houve a viagem, o jogo e criámos o espaço para podermos criar mais perigo pelas características dos nossos jogadores. Estrategicamente estivemos bem, o segundo golo nasce de um roubo de bola e isso deu alguma tranquilidade. Depois apareceu o 3-0, frente a um adversário que tem valia”, acrescentou ainda Sérgio Conceição sobre o triunfo.

“Tenho confiança total em todos os jogadores. Obviamente que há jogadores que têm mais minutos nesta fase que outros mas por exemplo na pré-época houve vários jogos feitos com o Fábio Cardoso e o David Carmo. Ou seja, é o trabalho que vocês não veem e que faz com que não me preocupe com as rotinas, estão habituados a treinar juntos. Aliás, o Fábio foi dos jogadores que mais me surpreendeu pela positiva, e disse isso na palestra, porque as expetativas que tinha sabendo que ia ser um elemento útil foram superadas pela disponibilidade, pela entrega e pela decisão que tem. Um dos primeiros a chegar, um dos últimos a ir embora, super profissional, por isso a confiança é total. Não podemos esquecer que o Pepe tem muitos jogos e o histórico recente com estas viagens, jogos e intensidade”, explicou ainda o técnico.

“Sem Pepe e Otávio, se tenho mais algum desafio? Não desvalorizando a experiência e a voz de comando que esses jogadores têm dentro de campo, até por conhecerem há mais tempo as minhas ideias, temos uma equipa que percebe. E digo equipas exatamente pela forma como todos os jogadores olham para diferentes momentos do jogo e percebem o que é pedido, o que é necessário fazer. Como temos esse conhecimento profundo, como temos também o Matheus [Uribe] em campo que tem a sua experiência e voz de comando, como temos um Diogo Costa que está cada vez mais maduro a liderar a linha defensiva, como temos na frente o Taremi que já tem a sua experiência, o importante é estarem todos disponíveis”, disse no final da intervenção sobre a ausência dos dois pesos pesados na partida frente ao Desp. Chaves.